Lanches premium ganham espaço nos cardápios de redes de fast-food

Burger King, Popeyes e KFC investem em novos produtos com ingredientes diferenciados e campanhas ousadas para conquistar novos públicos

Quem costuma consumir lanches de fast-foods pode ter notado um aumento de lançamentos de linhas premium e gourmets entre as principais redes do Brasil. Em junho, o Burger King, da Zamp, chamou a  atenção com o lançamento e forte divulgação do King Costela, hambúrguer de costela desfiada que inaugura uma nova linha de sanduíches premium da marca, a The Kings.

Na campanha, a rede agradece ao Procon-SP pela notificação recebida, em 2022, por conta de outro sanduíche que carregava apenas o aroma de costela e que foi retirado de circulação. Também da Zamp, o Popeyes mantém quatro opções de hambúrgueres premium em seu cardápio. As novidades mais recentes são a adição dos molhos de pimenta doce e queijo brie.

Em parceria com a Sadia, o KFC lançou mais um sanduíche premium da família Kentucky em agosto deste ano. Apesar de ter sido apresentado pela primeira vez no País, o Kentucky Pepperoni já faz sucesso desde 2015 em países como Filipinas, China, Taiwan, Tailândia, EUA, Alemanha, México e Espanha.

“No Brasil, existe uma fatia do mercado com clientes que buscam opções mais premium. Por isso, trouxemos um um produto mais elaborado, que já é aclamado em outros países e com ingredientes que fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Temos ainda a vantagem de contar com um parceiro robusto no mercado de alimentação, como a BRF-Sadia”, explica Bruna Fausto, general manager do KFC Brasil no Grupo IMC.

Consumidor exigente

Embora alguns lançamentos sejam limitados, o investimento no segmento acompanha uma estratégia em comum: atrair consumidores que buscam experiências gastronômicas diferenciadas sem abrir mão da conveniência e rapidez características das redes. A tendência reflete uma mudança no comportamento dos clientes, que estão dispostos a pagar mais por ingredientes de alta qualidade, combinações sofisticadas e apresentação elaborada dos pratos.

“O consumidor tem ficado bem mais exigente quando o assunto é sabor e qualidade dos sanduíches. Percebendo essa tendência de mercado, as equipes decidiram investir na criação da linha de produtos premium do BK e dos sanduíches gourmets de Popeyes. A ideia era diversificar nosso cardápio com opções mais sofisticadas”, conta Igor Puga, CMO da Zamp.

O executivo conta que a ampliação das linhas gourmets do Burger King e Popeyes tem atraído um público diverso. “Por um lado, temos os clientes mais exigentes, que buscam experiências gastronômicas com sabores variados e sofisticados. Por outro lado, também vemos muitos curiosos que querem experimentar pela primeira vez combinações inusitadas de ingredientes. É uma ótima oportunidade para apresentar algo diferente e ampliar a experiência dos nossos consumidores”, afirma.

Diferenciação de mercado

O movimento é impulsionado pela crescente demanda por lanches saudáveis e exclusivos, além da necessidade das redes de se diferenciarem em um mercado altamente competitivo. Uma pesquisa de 2023 da Ticket indica que o fast-food deixou de ser a preferência dos consumidores com menos de 20 anos de idade. A última vez que o modelo de refeição esteve no topo da lista de escolhas desse público foi em maio de 2022. Comida de lanchonete e brasileira aparecem nas duas primeiras colocações, respectivamente, e fast-foods figuram em terceiro lugar.

“O lançamento de lanches premium e gourmets pode melhorar a percepção dos consumidores sobre as redes de fast-food, posicionando-as como marcas que se preocupam com a qualidade e a inovação. Isso pode atrair um público mais amplo, incluindo aqueles que anteriormente evitavam fast food devido a preocupações com a saúde ou qualidade. Além disso, esses lançamentos podem criar uma imagem de modernidade e adaptabilidade, mostrando que a marca está em sintonia com as tendências atuais”, afirma Cristina Sousa, CEO da Gouvêa Foodservice.

Para Cristina, o consumo de lanches artesanais e opções naturais não significam o fim do fast-food, que segue como um player de peso no setor de foodservice. “O crescimento de hamburguerias mais sofisticadas sem dúvida pressiona as redes em termos de inovação, porém, as grandes redes sempre serão as campeãs em preço. Como o conceito gourmet torna-se aspiracional para os públicos mais frequentes nas redes, a estratégia é incluir para reter esse cliente, dar a ele o acesso porque é um produto aspiracional, e, sem dúvida, conquistar uma parcela de novos clientes”, explica.

Imagem: Shutterstock

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