A três meses do Natal, a BRF, empresa global de alimentos, iniciou a venda de kits natalinos congelados. Para atender a demanda de toda a operação, envolvendo 5,3 mil cidades até o fim do ano, foram contratados 140 colaboradores temporários para a montagem dos kits, alocados na capital paulista. A média de efetivação desses funcionários é de 5%, dependendo do crescimento dentro de cada área.
A estratégia comercial da BRF engloba produção e entrega, fábricas, um enorme time comercial e 20 centros de distribuição próprios. Ao todo, são 2,9 milhões de quilômetros rodados por todo o Brasil. Segundo a empresa, para alcançar essa marca, é necessário um sistema de logística diverso, que conta com transporte aéreo, carretas, caminhões, veículo e até mesmo cabotagem, por via fluvial.
“O cronograma operacional tem início em janeiro, com a criação e produção dos itens. A fabricação dos kits começa em abril e, de julho a setembro, temos a montagem e comercialização antecipada, garantindo descontos especiais e melhores datas de entrega. Já em setembro é feita a logística dos produtos para os centros de distribuição. Por fim, entre novembro e dezembro, a frota refrigerada da empresa faz a logística para entrega”, explica Luzia Goldbeck, diretora comercial de Food Service e Kits Natalinos.
Rastreio das entregas
Para auxiliar as empresas no rastreio das entregas dos kits, a empresa desenvolveu, em 2023, o BRF Code, ferramenta digital antifraude que faz a gestão online de entregas em todo o Brasil por meio de um QR Code, que registra o passo a passo da entrega em tempo real a cada colaborador presenteado pelas companhias.
Para este ano, os kits oferecerão mais de 30 opções de produtos da Sadia e da Perdigão, duas das marcas que lideram a preferência dos brasileiros nas festas de fim de ano. Há 25 anos, a organização se apresenta como uma opção às principais empresas do Brasil para presentearem seus colaboradores no Natal.
Os kits acompanham bolsas térmicas personalizadas, podem ser adquiridos a partir de uma unidade por organizações de diversos portes e pelos consumidores finais por meio dos sites Sadia e Perdigão. Há três opções disponíveis: Clássica, com o prato principal da ceia, Tradicional, com prato principal e acompanhamentos, e Premium, com ceia completa. Há ainda opção com produtos 100% vegetais.
Manoel Martins, vice-presidente Comercial da BRF para o Brasil, destaca a importância da empresa nesse segmento. “Continuamos sendo o principal fornecedor na área de Recursos Humanos, fornecendo os kits de Natal em nível nacional. Com tradição e excelência, somos os responsáveis por levar a magia da ceia natalina para milhões de lares todos os anos, tendo o Peru Sadia e o Chester Perdigão como ícones inconfundíveis nas festividades dos brasileiros”, diz.
Imagem: Reprodução