Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Clube reúne varejistas e startups para troca de ideias e novos negócios

Aiana Freitas de Aiana Freitas
27 de outubro de 2020
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos

Um clube criado em 2018 com um grupo pequeno de varejistas e de startups se transformou, dois anos depois, em um espaço de troca de ideias – e de formalização de negócios – para mais 350 executivos de todo o Brasil. Nesta pandemia, os encontros do RetailtechClub, idealizados para serem um canal de contato entre empresários do varejo e inovações tecnológicas, viraram, também, momentos para se dividir informações e dores.

O clube é um iniciativa Gouvêa Tech, empresa que faz parte da Gouvêa Ecosystem, referência em consultoria e inteligência no mercado de varejo. Vinte e uma edições já foram realizadas. De março para cá, os eventos, que antes eram presenciais e exclusivos para participantes cadastrados, foram abertos em forma de webinar para todo o mercado.

A expectativa de Caio Camargo, sócio-fundador da Gouvêa Tech, é de que o número de participantes do RetailtechClub passe de1.000 em 2021. “No começo, a ideia era oferecer uma espécie de pós-graduação de inovação para o mercado. Na época da criação, muitos varejistas tinham receio de se aproximar das startups, porque não conheciam. Hoje, nós já conseguimos, por meio de networking, gerar tanto negócios entre os varejistas e startups, quanto entre varejistas entre si”, relata.

Compartilhando as mesmas dores

Com dez lojas na cidade de Franca, interior de São Paulo, Eduardo Patrocínio, um dos donos da rede de supermercados Varejão Irmãos Patrocínio, é um dos integrantes do clube. O interesse inicial foi fazer networking, mas, para ele, o RetailtechClub acabou indo além.

“O conteúdo é de qualidade, são muitos estudos e ideias, e os contatos que fazemos são muito bons. Mas também compartilhamos nossas dores. Apesar de atuarmos em um setor que não teve grandes problemas na pandemia, estar no grupo nessa fase mais crítica trouxe tranquilidade. Todos falaram a mesma língua e se ajudaram, nem que seja psicologicamente, contando sobre a própria cidade e como estavam enfrentando o momento”, conta.

Na semana passada, por meio de um contato feito dentro do RetailtechClub, Eduardo Patrocínio visitou lojas de uma grande rede de hortifruti da capital paulista. “Como temos um foco grande em FLV [frutas, legumes e verduras], essa troca de experiências foi muito importante. A partir dali, já surgiu a ideia de um novo projeto e do início do retrofit das nossas lojas.”

Inovação para grandes e pequenos 

Outro integrante do clube é Fernando Lauria, CEO da Pricefy, plataforma especializada na automatização da produção de cartazes e etiquetas. Ele também dá destaque para o conteúdo compartilhado e a possibilidade de aproximação com os varejistas proporcionada pelo clube.

“O mais interessante é compartilhar informações com os varejistas e ter espaço para ajudar a desenvolver o setor. Claro que, por trás de tudo isso, existem a questão financeira e o networking. Tudo está misturado. Mas o maior propósito é dividir ideias, é levar inovação e fazer com que cada varejista, grande ou pequeno, veja que é possível evoluir.”

A Pricefy já era parceira da Supermercados Dalben, de Campinas, interior paulista. Mas, quando a diretora de Marketing da rede, Fernanda Dalben, entrou no clube, no ano passado, novos negócios entre as duas empresas surgiram.

“Nossa parceria com eles evoluiu. O clube nos permite uma troca de experiência entre segmentos diferentes muito grande, e isso ‘abre’ a nossa cabeça. Acabamos tendo oportunidades de negócios e entendendo novas tecnologias”, relata Fernanda.

Próximo evento será em novembro

O alcance do clube, admitem os executivos, ficou maior depois que os encontros passaram a ser virtuais. Mas, além de exaltarem a qualidade do conteúdo trocado, eles nutrem outra sensação comum: o desejo de que os encontros presenciais voltem a ser realizados, mesmo que, inicialmente, em formato híbrido. “A veia varejista é de proximidade, de olho no olho”, diz Lauria.

Pelo menos por enquanto, porém, eles continuam sendo virtuais. O próximo webinar do RetailtechClub será realizado no dia 19 de novembro e terá a participação de Fátima Merlin, autora do livro “Shoppercracia”. Será o último de 2020. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site do clube.

Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Pandemia aquece a procura por microfranquias como opção de negócio

Próxima Postagem

OLX passa a oferecer crédito pessoal em parceria com fintech

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja emblemática com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice
ESG

Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

21 de maio de 2025
Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo
Varejo

Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

21 de maio de 2025
Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump
Tecnologia

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram
Economia

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
OLX fecha parceria com fintech

OLX passa a oferecer crédito pessoal em parceria com fintech

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer

Oxxo inaugura loja emblemática com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

21 de maio de 2025
Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.