Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Caminhos para a retomada do consumo e do varejo

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
27 de outubro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Vendas que antecederam a Black Friday cresceram 26,6% em relação a 2022

O varejo passa por um momento de aperto em 2022 e 2023, realidade contraditória com os ótimos índices econômicos que norteiam o consumo – estamos com o menor índice de desemprego dos últimos 10 anos, a maior massa salarial da nossa história e a maior confiança do consumidor dos últimos oito anos. Então, por que o varejo não decola?

Boa parte dessa resposta passa pela inflação galopante de alimentos dentro do lar, que consumiu o poder de consumo das famílias brasileiras se tornando um dos principais fatores de desaceleração do consumo em 2022 e 2023. A boa notícia é que esse cenário mudou drasticamente para melhor nos últimos meses, demonstrado aqui nesse artigo.

A vilã do consumo

Analisando a inflação acumulada desde o início da pandemia até agora (jan/20 a jul/23), o aumento de preços de alimentos foi de 43,96% – todos nós sentimos no bolso como a conta de supermercados ficou mais pesada -, enquanto a inflação total deste mesmo período foi de 25,33% e o crescimento dos rendimentos dos trabalhadores brasileiros subiu 24,72%.

Esse surpreendente alto crescimento dos salários acompanhando a inflação acontece pelos mecanismos de correção automática de remuneração intrínsecos na nossa economia, realidade que não acontece na maior parte dos mercados desenvolvidos como a América do Norte, Europa e países desenvolvidos da Ásia, locais onde os salários têm sido corroídos pela relativamente alta inflação nessas regiões.

Em um cenário como esse em que os salários acompanham a inflação, porém uma linha de despesa importante como a de alimentos cresce muito acima da média, o que acontece é que as famílias precisam reorganizar seus orçamentos familiares. Afinal, não dá para deixar de comprar ou postergar a compra de alimentos, comportamento esse evidenciado pela evolução na distribuição dos gastos das famílias por categoria de despesa (gráfico abaixo). A parcela do orçamento familiar dedicada para alimentação no domicílio saltou de 13% no pré-pandemia (jan/20) para 16% no pós-pandemia (jul/23), resultando em um menor dispêndio em diversas categorias de consumo.

Evidentemente que a desaceleração do consumo é resultado de um conjunto de fatores, entre eles o maior endividamento das famílias e alta taxa de juros. Mas os dados indicam que isoladamente a inflação de alimentos tem maior peso nesse contexto.

Novos comportamentos de consumo

A pressão em custos de alimentos fomentou também uma mudança de comportamento de consumo dentro do próprio segmento, as famílias passaram a buscar formatos mais orientados a valor, como o Atacarejo, trocaram de bandeira de loja em busca de preços mais competitivos, experimentaram novas marcas mais baratas e substituíram produtos. Essa conjuntura também gerou impactos adicionais como o forte crescimento da participação das marcas próprias no varejo, produtos que tem como proposta de valor uma melhor relação de custo x benefício que os “produtos de marca”. Por exemplo, no Carrefour, maior grupo varejista do Brasil, a participação das marcas próprias saltou de 13,6% no 1º trimentre de 2020 para impressionantes 21,2% do faturamento no 2º trimestre de 2023 – e com representatividade ainda maior no volume.

Outra mudança no comportamento do consumidor nesse cenário é a postergação de compras em categorias não essenciais – os chamados semiduráveis, duráveis e serviços, como vestuário, calçados, material de construção, eletro, móveis, etc.

Visão do futuro

Se a inflação de alimentos foi o elemento que freou a retomada do consumo, agora ela pode ser o elemento que permitirá a sua retomada. Depois da fortíssima alta no período mostrada acima, o segmento apresenta uma forte queda da inflação desde janeiro de 2023 e que agora está contribuindo para a redução do índice geral. É importante deixar claro que não temos uma deflação (redução nos preços), mas sim uma forte redução no ritmo de crescimento dos preços.

Nesse novo cenário com a continuidade da melhoria dos indicadores de desemprego, massa salarial, renda, confiança e taxa de juros, é esperada uma retomada no consumo direcionada para as categorias que mais tiveram suas compras postergadas (demanda reprimida), entrando em um ciclo de recuperação desses mercados – o que seria muito bem-vindo para o consumo e varejo de forma geral.

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock e Divulgação

Postagem anterior

Supermercados registram ruptura de 13,9% em setembro

Próxima Postagem

Oxxo desembarca no litoral de São Paulo seguindo plano de expansão

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Rede Oxxo

Oxxo desembarca no litoral de São Paulo seguindo plano de expansão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.