Faltando apenas um mês para uma das principais datas de vendas no segundo semestre, consumidores e empresas já estão se preparando para a Black Friday 2023. Os eletrônicos (69%) compõem o grupo de categorias preferidos dos brasileiros que pretendem comprar na Black Friday, com destaque para os eletrodomésticos (30%), celulares (28%) e eletroportáteis (27%).
A categoria de vestuário (53%) é a segunda mais desejada, seguida pelos segmentos de beleza e cuidado pessoal (37%), casa (34%) e alimentação (27%). Os dados são de um novo estudo encomendado pelo Google à Offerwise.
Para além dos setores tradicionais, outro destaque da pesquisa é a intenção dos brasileiros em investir em viagens (12%), serviços (12%), educação (7%) e em produtos para os pets (7%).
Das 30 categorias analisadas pela pesquisa, 13 tiveram crescimento na intenção de compra em relação ao mesmo período de 2022. A que mais se destacou foi a de eletrodomésticos, cuja intenção de compra para o período está 5 pontos percentuais maior do que no ano passado.
Os setores de eletroportáteis e equipamentos de áudio e vídeo (+4) estão logo atrás, seguidos pela categoria de artigos esportivos (+3).
Antecedência
A pesquisa também investigou a antecedência com que os brasileiros começam a pesquisar os produtos e serviços que pretendem comprar na Black Friday. O resultado mostra que categorias como celulares, TV e eletrodomésticos e portáteis tem alta antecipação: mais da metade dos consumidores já começaram a pesquisar, enquanto categorias de uso pessoal e dia a dia tem média e baixa antecipação.
O estudo foi realizado em outubro de 2023 e ouviu 2 mil brasileiros conectados das classes A,B e C e que declararam conhecer a Black Friday, por meio de questionário online.
Imagem: Shutterstock