A Danone Brasil lançou a primeira edição do Programa Fermenta Impacto+, uma iniciativa de inovação aberta voltada para a implementação de soluções de startups de impacto, visando alcançar as metas de sustentabilidade da empresa.
Em parceria com o Quintessa, empresa aceleradora de impacto, a Danone selecionou três startups para desenvolverem projetos que promovam o bem-estar das pessoas e do planeta, alinhados com os objetivos de sustentabilidade da companhia. O programa tem como objetivo acelerar a transformação digital, fortalecer a cultura de inovação na Danone e criar novos modelos de negócios com foco em impacto socioambiental.
“Nos unimos ao Quintessa em busca de parceiros que possam acelerar o atingimento das nossas ambições em ESG, além de estimularem a cultura da inovação aberta e o intraempreendedorismo na companhia.” afirma Michael Behrndt, diretor-executivo de Inovação e Sustentabilidade da Danone
Nesta primeira edição, o programa concentrou-se em duas áreas principais: Mudanças Climáticas e Economia Circular. Para identificar os desafios específicos dentro dessas áreas, foram realizadas entrevistas com profissionais de 12 departamentos diferentes da empresa. Ao final desse processo, foram identificados seis desafios cruciais:
Mudanças Climáticas
- Capacitação escalável e didática para o produtor rural
- Manejo adequado de esterco para melhor tratamento do dejeto
Economia Circular
- Venda de alimentos próximos à data de vencimento
- Soluções para maior geração de valor de sobras de matéria prima
- Soluções para fomentar a cadeia de reciclagem das embalagens pós consumo, com praticidade para o consumidor final
- Desenvolvimento de embalagens compostáveis
O Fermenta Impacto+ recebeu 48 inscrições e selecionou 18 empreendedores para participar de entrevistas individuais, a fim de avaliar a sinergia de suas propostas com os desafios estabelecidos. Dessas entrevistas, nove negócios foram escolhidos para apresentar suas soluções no Pitch Day, etapa final antes do anúncio das três startups vencedoras. Estas startups colaborarão com as equipes da Danone e do Quintessa para estruturar e executar pilotos inovadores ao longo de 2024.
“A parceria entre Quintessa e Danone no Programa Fermenta Impacto+ é uma oportunidade que gera valor para ambas as partes. Para as startups envolvidas, representa a chance de implementar soluções inovadoras, enquanto a Danone ganha eficácia na execução de sua estratégia de negócios, alinhada às suas metas de sustentabilidade”, destaca Anna de Souza Aranha, co-CEO do Quintessa.
Imagem: Shutterstock