iFood Benefícios cresce mais de 50% e mira 900 mil usuários ativos até março de 2025

Em seis meses, o vale-alimentação e refeição do iFood aumentou a base de clientes de 400 para 650 mil

O iFood Benefícios, o vale-alimentação e refeição do iFood, aumentou sua base de usuários ativos de 400 para 650 mil, entre abril e setembro deste ano. O crescimento de mais de 50% demonstra o interesse das empresas por soluções de benefícios flexíveis e que facilitam a vida dos trabalhadores, restaurantes e gestores de RH, além de gerar economia para o setor.

“Pretendemos chegar a 900 mil vidas atendidas até março de 2025, com foco em grandes empresas, crescendo novamente mais de 50%, nos próximos seis meses. É um movimento expressivo, mas a oportunidade poderia ser ainda maior se houvesse uma aceleração na regulamentação das normas de modernização do PAT. Principalmente aquelas que falam sobre a interoperabilidade dos sistemas, a possibilidade de os trabalhadores escolherem para qual empresa querem portar seus benefícios e a fiscalização da prática ilegal do rebate”, afirma Arthur Freitas, diretor-geral do iFood Benefícios.

Atualmente, o iFood Benefícios conta com mais de vinte mil empresas em sua carteira de clientes, distribuídas nas cinco regiões do país. A companhia faz parte de um grupo de startups que têm usado tecnologia e um modelo de operação em arranjo aberto, que permite ampliar a rede de restaurantes credenciados e trabalhar com taxas de serviço menores. Essas empresas entrantes buscam trazer mais competitividade a um mercado tradicionalmente controlado pelos incumbentes, que operam em um modelo de arranjo fechado e que costuma apresentar taxas maiores.

Um estudo feito pela consultoria LCA, com dados de 2022, indica que a interoperabilidade e a portabilidade poderiam representar uma economia de R$ 5,21 bilhões para o setor de bares e restaurantes. Esse montante corresponde ao valor que os restaurantes deixariam de pagar nas taxas cobradas ao aceitar pagamentos usando vale-refeição e vale-alimentação tradicionais, e que hoje variam de 7% a 13%.

Facilitando as coisas

O crescimento na aquisição de clientes é resultado de um trabalho de inovação e testes constantes que faz parte do dia a dia do iFood. Nos últimos meses, a companhia investiu em soluções personalizadas para RHs e lançou a plataforma “Acrescenta”, um portal educativo com vídeos, eventos, podcasts, masterclass, artigos, cases de mercado, entre outros conteúdos.

Uma das iniciativas que está sendo testada pela empresa é o projeto “Comer Fora”, que consiste em oferecer cupons de desconto para estimular o consumo no salão dos restaurantes. Até agora, o projeto já concedeu 100 mil vouchers promocionais e beneficiou cerca de 15 mil usuários na Grande São Paulo, que puderam comer refeições a preços menores nos 200 restaurantes participantes, com um desconto médio de 10%. A oferta aumenta o fluxo de clientes recorrentes e novos para os estabelecimentos comerciais, oferecendo vantagens para todo o ecossistema.

“Também estamos focados em implementar melhorias que aumentem a usabilidade da plataforma e o nível de satisfação dos nossos usuários, como a inclusão no Google Pay e Apple Pay, o aprimoramento de tecnologia com o uso de IA (Inteligência Artificial) e a redução no tempo de atendimento. Hoje, nossos níveis de satisfação estão acima de 84%”, complementa Freitas.

Imagem: Divulgação

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