Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Temperatura e Pressão OK

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
27 de novembro de 2017
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A Black Friday é um poderoso instrumento de medida da temperatura e pressão do mercado. E os resultados aferidos até agora mostram que o cenário à frente é positivo e dá para acreditar em um 2018 de recuperação do consumo e crescimento econômico.

Segundo a Vtex, a plataforma de e-commerce com maior base instalada em operação no Brasil, no período de 20 ao dia 26 (segunda a domingo), as vendas nesse canal cresceram 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

É lógico que não podemos simplesmente associar esse crescimento à evolução das vendas no Black Friday por diversas razões.

A primeira delas diz respeito ao desempenho do canal que vem tendo, de forma consistente nos últimos anos, um crescimento superior ao varejo como um todo por conta do melhor conhecimento do consumidor.

Em segundo lugar, devemos lembrar que neste ano cresceram – e muito – a presença e as promoções do varejo de lojas nas campanhas para a Black Friday, assim como os serviços oferecidos promocionalmente, que foram de restaurantes, academias, cinema e até motéis. Para não falar de cursos e serviços pessoais.

Mas tomando como base unicamente a variação das vendas operadas nessa plataforma de e-commerce, ainda que com crescimento da base instalada. Fica clara a importância e o impacto que essa promoção passou a ter no mercado e sinaliza a disposição do comportamento futuro do consumidor.

Podemos evidentemente falar de um represamento de vendas pré Black Friday, que estimulou muitos a fazerem a Black Friday, Weeks e até o Black Novembro, que poderia distorcer a análise desse indicador isoladamente.

Poderíamos também considerar que a Black Friday tem um efeito antecipador das vendas de Natal, o que é profundamente verdadeiro, especialmente no e-commerce, pois permite segurança na entrega dos produtos antes do pico de vendas do Natal.

É evidente que a ampliação dos participantes na promoção tem gerado uma potencialização de seu efeito pela inclusão de um maior número de empresas envolvidas.

Esse movimento precipitou uma necessária revisão na distribuição das vendas através dos meses e semanas do ano, pois o represamento e antecipação determinadas por esse pico de vendas criou uma nova realidade e as semanas 47 e 48 do ano representam hoje, em muitos casos, até mais do que as vendas das semanas 50 e 51.

As empresas, de forma geral, têm se preparado muito mais para esses picos de demanda e se estruturado para atender a concentração de vendas num período muito curto, porém, problemas ainda acontecem por desconhecimento ou falta de cautela de consumidores ou por problemas operacionais e de tecnologia. Mas esses problemas e a análise de sua incidência deveriam ser baseados em termos relativos, ou seja, em percentual do número de transações, sem o que temos uma distorção artificial de seu desempenho.

Nos últimos dias houve uma certa preocupação em mostrar o crescimento do número absoluto de reclamações por uma empresa cujo negócio é medir reclamações, sem que houvesse a necessária preocupação em relativizar essa apuração. Sem minimizar sua importância, esses indicadores só têm valor estatístico se forem comparados com a base de transações.

Se tivermos 10 reclamações em 1000 pedidos, temos 1% de desconformidade. Se forem 20 reclamações em 5000 pedidos, de fato dobrou o número de reclamações, porém elas representam 0,4% de desconformidade.

A Black Friday 2017 sinalizou que a temperatura e a pressão do mercado estão OK e podemos continuar evoluindo positivamente. Só não podemos permitir que o curso das reformas, especialmente a da Previdência, se não aprovadas, desencadeiem uma reversão das positivas expectativas que estão criadas.

Toda cautela é pouca neste momento.

NOTA. O programa Mercado & Consumo, que é exibido na rede Record News em canais abertos e fechados e é também mostrado na Internet, tem trazido a discussão dos temas mais relevantes para o mercado e o consumo. Ele reúne notícias, informações, inovações e entrevistas envolvendo os setores de varejo, shopping center, e-commerce, franquias e food service e estará sempre destacando os principais movimentos do varejo e do consumo no Brasil e no Mundo.

É mais uma iniciativa do Grupo GS& para contribuir para o desenvolvimento dos setores que atua.

 

Postagem anterior

ABC das buzzwords – Inteligência Artificial (vídeo-artigo)

Próxima Postagem

Miniso inaugura loja no centro de São Paulo

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Miniso inaugura loja no centro de São Paulo

Miniso inaugura loja no centro de São Paulo

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

Bradesco permitirá que cliente traga dinheiro de outros bancos sem trocar de aplicativo

21 de maio de 2025
Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

Estreando o novo conceito da marca, Outback inaugura unidade no Shopping Metrô Tatuapé

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

UnitedHealth nega envolvimento em pagamentos secretos para lares de idosos

21 de maio de 2025
Target

Com impacto de tarifas e boicotes, vendas da Target caem e tendência deve continuar

21 de maio de 2025
Flagship da Swee Lee aposta da comunidade e inova no varejo musical

Flagship da Swee Lee aposta na comunidade e inova no varejo musical

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.