Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mais numerosos, democráticos e nacionais – um retrato dos shopping centers no Brasil

Redação de Redação
28 de janeiro de 2015
no Artigos, Malls
Tempo de leitura: 2 minutos

Apesar do ano atípico e turbulento, os shopping centers mantiveram seus planos de expansão em 2014. Os 24 novos empreendimentos inaugurados, a maioria de pequeno porte, elevaram para 520 a quantidade de shoppings em operação no país. Para se ter uma ideia do que isso representa, basta dizer que levamos 40 anos, entre 1966 e 2006, para chegarmos a 351 centros comerciais no Brasil. Somente 8 anos depois, esse total cresceu 48%.

A distribuição dos shopping centers continua basicamente concentrada no Sudeste, onde encontram-se 55% deles, e no Sul, localização de outros 17%. Mas o Nordeste já conta com 14% dos empreendimentos nacionais. Outro ponto importante – pela primeira vez na história, há mais shoppings fora das capitais do que dentro delas. A imensa maioria (88%) desses empreendimentos são tradicionais. Mas entre os especializados merecem destaque os outlets, que representavam 6% desse segmento em 2013 e chegaram a 13% um ano depois. Estes são alguns dos dados do Censo Brasileiro de Shopping Centers, divulgados ontem, em São Paulo, pela ABRASCE.

Para quem acredita que existem shoppings demais no país, uma informação importante – pelos cálculos da Associação Brasileira de Shopping Centers, contamos com apenas 5,6 m2 de ABL (Área Bruta Locável) para cada 100 habitantes, menos, por exemplo, do que México (15 m2/100 habitantes) e Colômbia (8,8 m2/100 habitantes). Porém, alguns estados estão acima dessa média, como o Distrito Federal (14,6 m2/100 habitantes), São Paulo (11,4 m2/100 habitantes) e o Rio de Janeiro (9,7 m2/100 habitantes). Por outro lado, em Pernambuco, Minas Gerais, Bahia e 14 outros estados, a média é inferior à nacional, o que indica potencial de construção de novos empreendimentos.

Os números parecem ainda desmentir a tese defendida por alguns, de que os shoppings passariam a priorizar a expansão dos empreendimentos existentes. Em 2013, cerca de 80% dos shopping centers estavam em expansão e outros 53% tinham planos de expandir nos próximos dois anos. Já este ano apenas 18% estão passando por expansões e 32% pretendem ampliar suas instalações. Sinal de que muitos resolveram pisar no freio dos investimentos, talvez em função dos tempos nebulosos que se avizinham. Detalhe importante – nada menos do que 1/3 dos nossos shoppings fazem hoje parte de um complexo multiuso, em especial atrelados a condomínios empresariais (72%), hoteis (36%) e centros médicos/laboratórios (33%).

Do ponto de vista do perfil do consumidor, os shopping centers no Brasil são ambientes cada vez mais democráticos, onde ainda prevalece a classe B, que responde por 41% dos frequentadores, mas que já conta com 39% de clientes das classes C e D. A classe A participa com 20%. Para terminar, vale dizer que, em 2014, as vendas nominais por m2 não foram tão ruins assim – cresceram 10,1%, totalizando pouco mais de R$ 142 bilhões. Em 2015, porém, este crescimento não deve passar de 8,5%. Prova de que até mesmo os templos de consumo devem sofrer neste ano que começa.

Luiz Alberto Marinho ([email protected]), sócio-diretor da GS&BW.

 

Postagem anterior

Rio de Janeiro discute o futuro do varejo mundial no próximo dia 3 de fevereiro

Próxima Postagem

C&A VOLTA AO E-COMMERCE APÓS 12 ANOS

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem

C&A VOLTA AO E-COMMERCE APÓS 12 ANOS

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.