A gestora de investimentos alternativos global The Carlyle Group anunciou que chegou a um acordo para realizar um investimento minoritário no Grupo Madero, dono das redes de restaurantes de casual dining e fast-casual. As condições da operação não foram divulgadas.
Fundado em 2005, o Madero opera 140 restaurantes sob três marcas principais- Madero Steakhouse, Madero Container e Jeronimo. O Madero Steakhouse é um restaurante de conceito casual dining com serviço de mesa, enquanto o Madero Container e o Jeronimo operam um conceito fast-casual com cardápios focados em hambúrgueres de alta qualidade. O grupo procura aprimorar a qualidade, o serviço e a eficiência através de sua plataforma tecnológica e modelo de negócios verticalizado, tendo como centro a cozinha de Ponta Grossa.
“Estamos muito animados em firmar uma parceria com o Carlyle – um fundo que combina experiência em investimentos em restaurantes ao redor do mundo com um profundo conhecimento do mercado varejista brasileiro, o que será um grande recurso para executarmos nossa estratégia de expansão”, disse Junior Durski, fundador e CEO do Madero. “O Carlyle entende nossa visão para o Madero e valoriza nossa cultura e a dedicação a nossos clientes e às comunidades locais. Nós traçamos metas ambiciosas, e estamos entusiasmados em ter o Carlyle como sócio para essa próxima etapa da nossa jornada”, afirmou.
Jay Sammons, Managing Director e Head global de Consumo & Varejo do Carlyle, disse: “O Madero construiu uma marca e um modelo de negócios diferenciado, utilizando tecnologia voltada para o consumidor e alavancando sua operação de ponta para servir milhões de clientes em todo o Brasil. Estamos entusiasmados para aplicar nosso expressivo conhecimento de redes de restaurantes e consumo para apoiar o Junior e o time de gestão do Madero na execução dos planos de crescimento da companhia.”
Os recursos para essa operação virão do Carlyle Partners VII, um fundo de US$18,5 bilhões que realiza investimentos estratégicos majoritários e minoritários em cinco indústrias. A gestora tem experiência em redes de restaurantes e no Brasil, incluindo investimentos na Dunkin’ Brands (franqueadora da Dunkin’ Donuts e Baskin-Robbins), Chimney (rede de restaurantes-bar no Japão), Alamar Foods (franqueada da Wendy’s e da Domino’s Pizza no Oriente Médio), Gastronomía & Negocios S.A. (maior franqueadora de restaurantes fast-food no Chile), Babela (rede de restaurantes italianos na China), CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S.A. (operadora de turismo no Brasil), Tok&Stok (rede varejista de design, móveis e decoração do Brasil), Ri Happy (uma das maiores varejistas especializadas em brinquedos do Brasil) e Rede D’Or (maior rede de hospitais do Brasil), entre outros. O Carlyle já investiu mais de US$2,5 bilhões em empresas no Brasil nos últimos 10 anos.
A operação ainda está sujeita à aprovação do CADE.
* Imagem reprodução