Antonio Moreira Leite é o novo presidente da ABF; confira outras movimentações

A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas de varejo

Antonio (Tom) Moreira Leite, novo presidente da ABF

A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas de varejo e consumo no Brasil. Nesta semana, a ABF anunciou seu novo presidente; a The Fini Company confirmou a aposta em executivos brasileiros para cargos globais e LATAM; e a Juntos Somos Mais anunciou seu novo CEO.

Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:

Associação Brasileira de Franchising

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou em novembro sua Assembleia Geral Ordinária, na qual foram eleitos os novos membros do Conselho da ABF para o triênio 2023/2024/2025, do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal para o biênio 2023/2024.

A presidência da entidade a partir deste ano é exercida por Antonio (Tom) Moreira Leite. Presidente e sócio do Grupo Trigo (controlador das marcas China In Box, Gurumê, Koni Store, LeBonton e Spoleto), Moreira Leite assumiu a vice-presidência da Associação em 2019, o primeiro ano da gestão de André Friedheim.

Já a vice-presidência fica a cargo de Adriana Auriemo. Sócia-diretora da rede Nutty Bavarian do Brasil, a executiva foi diretora de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos, e diretora da Comissão de Microfranquias da Associação. Adriana é graduada em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, sócia da Terra Molhada Negócios Imobiliários, do Co.W Coworking Space e da Wise Office.

Como integrante da diretoria não estatutária, a entidade anuncia também o nome da nova presidente da Comissão de Ética, Sylvia de Moraes Barros. Fundadora e CEO da rede The Kids Club, Sylvia deixa o cargo de coordenadora da Comissão de Educação. A partir deste ano de 2023, a ABF conta com uma novidade na gestão: a participação de coordenadores regionais, que atuarão ao lado dos diretores regionais para ampliá-la e aprofundá-la ainda mais nessas localidades. Atualmente, a ABF possui representações regionais no Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul.

The Fini Company

A The Fini Company, marca corporativa global que reúne as marcas Fini, inicia o ano com importantes mudanças internas. Camila Couto e Elisângela Lima já respondem pelas áreas de Shopper Marketing e Recursos Humanos, respectivamente, a nível global, e Raquel Paternesi chega à companhia como diretora de marketing global.

As mudanças continuam e a região da América Latina, que é importante e estratégica para a companhia, também ganha reforços com Priscila Moreira, gerente de trade; Carlos Guimarães, diretor de logística; e Patrick Galleto, diretor de novos negócios. Todos passam a ser responsáveis pelas operações de suas respectivas áreas na região latino-americana.

Para finalizar, as executivas Melissa Usai, supervisora de trade operações, e Fabiana Silva,  gerente de trade Marketing e operações, estão de mudança para a Espanha para somar esforços localmente e implantar e coordenar processos no país europeu.

novo
Juliana Carsoni, nova CEO da Juntos Somos Mais

Juntos Somos Mais

Juliana Carsoni foi apresentada ao mercado recentemente como a nova CEO da Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre. Com o propósito de fomentar o desenvolvimento e a digitalização deste mercado, a executiva pretende acelerar a presença de tecnologia e inteligência de dados na construção civil por meio da Juntos Somos Mais.

“Minha chegada à Juntos Somos Mais reforça a estratégia de ecossistema da companhia e busca ganhos expressivos de inovação, em especial no nosso marketplace, uma plataforma com resultados bastante significativos e ainda sim com enorme potencial de crescimento”, comenta Juliana.

Formada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com especialização em estratégia para negócios em plataforma pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Natural One

A Natural One anunciou a chegada de Ricardo Camargo, que assume o cargo de Chief Financial Officer (CFO). O executivo será responsável pela gestão financeira e pelas áreas de planejamento, jurídico, tecnologia da informação e controladoria global da marca, tendo como foco a melhoria contínua dos processos de compliance, o crescimento constante e sustentável dos negócios aliado às práticas ESG e a pavimentação dos próximos passos nos negócios da foodtech.

“Entro na Natural One com muito otimismo e um alto senso de responsabilidade para auxiliar no crescimento constante dos negócios da foodtech, que amplia ano a ano sua atuação tanto no Brasil quanto nos demais países em que está presente. É um projeto que acredita verdadeiramente nas pessoas e no empreendedorismo dentro e fora da empresa, motivando os colaboradores, parceiros e os consumidores a de fato criarem um mundo mais sustentável para todos”, explica Camargo.

Formado em administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em finanças na Fundação Getúlio Vargas e Mestrado em finalização na área de controladoria e finanças, Camargo chega em um momento importante: presente em 15 países dos continentes americano, europeu e asiático, a marca faz movimentos para expandir seus negócios no exterior, fortalecer sua presença no Brasil e ampliar seu setor de atuação, com diversificação de portfólio.

Electrolux

A Electrolux anunciou o novo CEO para a América Latina a partir de janeiro de 2023. O brasileiro Leandro Jasiocha, que antes atuava como vice-presidente da área de Consumer Journey e tem quase 30 anos de experiência dentro do Grupo Electrolux, assume a posição com objetivo de fortalecer a governança de sustentabilidade na região e alavancar a experiência do consumidor.

“Na minha trajetória profissional passei por diversas posições em Operações, Compras, Sourcing Global, Linhas de Produto e, mais recentemente, como Consumer Journey (Jornada do Consumidor). Todas elas têm algo em comum: o consumidor sempre esteve no centro das estratégias. Trabalhamos agora para que a jornada de experiência das pessoas com as marcas na América Latina seja memorável. Produtos e experiência andaram juntos, e isso marcará uma transformação não só para dentro da organização, mas para a fidelização dos nossos consumidores”, comenta.

Graduado em administração de empresas pela Faculdade de Educação Superior do Paraná, tem formação pela Harvard Business School em gerenciamento e administração, pelo IMD em inovação estratégica e liderança e pela Oxford Brookes University em Negócios.

StartSe

A escola internacional de negócios StartSe está com novo CEO: Piero Franceschi, antigo chefe de marketing. Ele assume a posição no lugar de Junior Borneli com o objetivo de escalar o negócio e manter a curva de crescimento do negócio.

“Entrei na StartSe quando não havia produto, nem receita, mas clientes próximos e que mantinham uma relação de confiança com o conteúdo que era produzido. Nesse tempo, pudemos apontar tendências que se mostraram assertivas, fidelizar esses seguidores e oferecer serviços que monetizaram a empresa. Hoje, assumo esse posto para consolidar o modelo de escola internacional de negócios focada na transformação de executivos e líderes”, diz Franceschi.

Junior Borneli, fundador e antigo CEO, passa a ter um papel de porta-voz institucional, em diálogo próximo com a mídia, clientes e novos colaboradores. Segundo ele, parte do foco será expandir o portfólio e expertise da empresa, especialmente no universo agro: “Novos voos são necessários. Só sobrevivem as empresas que se reinventam o tempo todo. Ensinamos isso aos nossos alunos, mas também praticamos na mesma medida”, comenta.

Imagens: Divulgação 

Sair da versão mobile