Antes apenas algo idealizado e com dúvidas de que daria certo no Brasil, os mercados autônomos, popularmente conhecidos como mercados honestos (por ser o próprio consumidor que faz o pagamento dos produtos) parecem ter caído no gosto do brasileiro. Com mais de 2100 unidades, o Market4u, que opera em condomínios comerciais e residenciais, registrou crescimento de 70% em 2023, quando alcançou faturamento de R$ 170 milhões.
Um dos motivos do feito foi a celeridade de expansão: durante três meses do último ano, a rede inaugurou mais de uma franquia a cada 24 horas. Neste ritmo de expansão, a rede prevê alcançar até dezembro deste ano, um faturamento de R$ 340 milhões.
“Somos pioneiros neste modelo de negócio no país e quando criamos o Market4u, os brasileiros ainda eram bem resistentes e receosos quanto às lojas autônomas, então, ter crescido de forma sustentável, ganhado notoriedade para inaugurar mais de uma franquia por dia é um triunfo”, Eduardo Córdova, CEO do Market4u.
História de sucesso
Embora esteja presente no mercado há apenas três anos, o Market4u tem expandido exponencialmente desde o início de suas atividades. Em 2021, a rede faturou R$ 60 milhões e no ano seguinte, cresceu 66,6%, faturando R$ 100 milhões. Já no início de 2023, o Market4u foi classificado pela Associação Brasileira do Franchising (ABF) como a quarta maior microfranquia do Brasil e, ainda no primeiro semestre do ano, alcançou o marco de 2100 unidades em operação e mais de 400 franqueados.
Para conquistar cada vez mais espaço no mercado, o Market4u investe em estratégias de negócios, que vão desde parcerias com figuras do meio artístico, como Celso Portiolli, sócio e embaixador da marca, até a implementação de tendências vindas da China como, por exemplo, o ecossistema tecnológico e um super app, aplicativo que visa a experiência unificada do usuário.
Para Córdova, esse é apenas o princípio de uma longa jornada de sucesso. “Fechamos 2023 com um cenário onde mercados autônomos não são mais uma novidade para os consumidores, e sim uma realidade nas principais cidades do país, porém, o modelo de negócio ainda pode se consolidar no mundo corporativo”, comenta o executivo.
“Nosso plano para 2024 é expandir o número de lojas em pontos comerciais, que hoje representam 10% das nossas unidades. Com isso, pretendemos encerrar o ano com mais de 4 mil unidades em operação em todo o território nacional e, até 2028, alcançar o total de 50 mil lojas e faturamento de R$ 6 bilhões”, finaliza o CEO do Market4u.
Imagem: Divulgação