Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Retail Media

Com apoio da IA, retail media deve continuar crescendo em dois dígitos até 2028

Em painel liderado por Aiana Freitas, editora-executiva da M&C, esse foi um dos temas do Digitail 2025

Felipe Mario de Felipe Mario
28 de maio de 2025
no Destaque do dia, Notícias, Retail Media, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
retail media deve continuar crescendo em dois dígitos até 2028

Com uma participação de 23,3% no mercado publicitário neste ano — que tem estimativa de faturar US$ 772,4 bilhões em 2025, segundo dados da Coresight —, o mercado de retail media deve alcançar a marca de US$ 179,5 bilhões. Nos próximos três anos, a expectativa é que o crescimento continue em dois dígitos.

Os dados foram apresentados por Aiana Freitas, editora-executiva da Mercado&Consumo, durante o painel “IA e Retail Media: Quais as novas oportunidades para melhorar a experiência do cliente e aumentar as receitas” no Digitail deste ano, evento realizado pela Gouvêa Experience e Gouvêa Consulting. O painel contou com Lucas Soffner Cardoso, head de Retail Media do GPA, e Célia Goldstein, diretora-geral do Magalu Ads, que apresentaram seus cases de sucesso.

Durante a introdução do painel, Aiana apresentou algumas das razões para o crescimento do mercado de retail media apontadas pela Coresight — que vão desde o aumento do uso de canais digitais para compras, passando pelos avanços tecnológicos que possibilitaram a criação de redes de retail media, até o uso de machine learning e Inteligência Artificial (IA), que permitem análises de dados mais eficientes.

Célia observa que, em sua percepção, o grande boom do retail media aconteceu na edição de 2024 da NRF Retail’s Big Show, quando o tema ganhou forte visibilidade. “Até então, de 2020 até 2023, já era uma pauta maior, mas ainda não chegava à sala do CMO. Agora entra? Entra melhor, ainda não totalmente, mas já existe uma conversa — alguns já entendem.”

De acordo com Cardoso, existem marcas que adotam modelos diferentes. Desde aquelas que atuam com o time de trade, desenvolvendo iniciativas e tentando avançar em mensuração e digitalização, até aquelas que operam de forma mais sofisticada — com áreas dedicadas a retail media e que chegam a liderar movimentos junto a players como o GPA para impulsionar essa agenda no mercado.

Ele acrescenta que, por parte dos representantes de marcas, ainda se observam espectros bem definidos. “Talvez uns 40% ou 50% já tenham áreas chamadas de retail media, que geralmente acumulam um pouco mais de funções, mas atuam com um canal — se não exclusivo, quase exclusivo. Há os que focam muito no físico e estão começando a experimentar o digital, e outros que são puramente digitais e, às vezes, nem querem ouvir falar em ações no ponto de venda físico”, explica.

IA e retail media

Outro tema amplamente abordado na NRF deste ano foi o uso da inteligência artificial no varejo. Essa tecnologia também já vem sendo aplicada ao retail media, potencializando o uso de dados para proporcionar, entre outros benefícios, campanhas mais personalizadas e assertivas.

“Estava ouvindo um podcast em que falavam que o grande desafio do varejista para começar a usar IA é mudar do ‘could‘ para o ‘should‘. Em vez de perguntar o que a Inteligência Artificial poderia fazer por mim, o ideal seria perguntar o que ela deveria estar fazendo. É o ‘should’”, conta Célia.

A executiva acrescenta: “Acho que é por aí — como sofisticamos o uso da IA para amplificar essa inundação de dados.”

Cardoso afirma que o GPA tem uma série de ações voltadas à eficiência operacional, à redução de custos e à eliminação de ineficiências que, a olho nu, seriam quase impossíveis de identificar.

“Já existem algumas ações bem legais acontecendo, em maior ou menor escala, seja dentro do retail media ou do departamento de marketing como um todo. A parte de criação é fundamental, especialmente nas plataformas que já têm integração para anúncios de retail media. Nelas, você, como marca ou executivo de vendas, define o objetivo da campanha e, desde o descritivo até o criativo, tudo pode ser gerado de forma relativamente rápida. Mesmo nos casos sem integração direta com plataformas, temos realizado muitas ações — e isso só cresce. O número de criativos e alternativas gerados com Inteligência Artificial aumenta cada vez mais”, afirma.

Imagem: Freepik

Postagem anterior

Expo Osaka e Cartier Women’s Pavillion, um legado de inovação e visão de futuro

Próxima Postagem

Azul pede recuperação judicial nos Estados Unidos

Felipe Mario

Felipe Mario

Relacionados Posts

Venda de MIPs em supermercados tem apoio de 2 em cada 3 brasileiros, aponta Datafolha
Supermercados

Venda de medicamentos em supermercados tem apoio de 2 em cada 3 brasileiros

28 de maio de 2025
Nvidia tem lucro ajustado de US$ 19 bi com salto em receita, mas China afeta guidance
Economia

Nvidia tem lucro ajustado de US$ 19 bi com salto em receita, mas China afeta guidance

28 de maio de 2025
EUA restringem visto a quem censurar empresas de tecnologia ou residentes do país
Economia

EUA restringem visto a quem censurar empresas de tecnologia ou residentes do país

28 de maio de 2025
American Airlines reforça apoio à reestruturação da Azul e reafirma parceria com a Gol
Economia

American Airlines reforça apoio à reestruturação da Azul e reafirma parceria com a Gol

28 de maio de 2025
Nintendo, Pokémon e Roblox foram as marcas mais citadas na Gamescom Latam
Marcas

Nintendo, Pokémon e Roblox foram as marcas mais citadas na Gamescom Latam

28 de maio de 2025
Cade adia julgamento do Google em processo sobre reprodução de conteúdos jornalísticos
Tecnologia

Cade adia julgamento do Google em processo sobre reprodução de conteúdos jornalísticos

28 de maio de 2025
Dia do Hambúrguer
Foodservice

Dia do Hambúrguer: São Paulo lidera entre os maiores consumidores do produto no País

28 de maio de 2025
Confiança no comércio cresce e varejistas retomam planos de contratação e investimento
Varejo

Confiança no comércio cresce e varejistas retomam planos de contratação e investimento

28 de maio de 2025
Próxima Postagem
Azul recuperação judicial

Azul pede recuperação judicial nos Estados Unidos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Venda de MIPs em supermercados tem apoio de 2 em cada 3 brasileiros, aponta Datafolha

Venda de medicamentos em supermercados tem apoio de 2 em cada 3 brasileiros

28 de maio de 2025
Nvidia tem lucro ajustado de US$ 19 bi com salto em receita, mas China afeta guidance

Nvidia tem lucro ajustado de US$ 19 bi com salto em receita, mas China afeta guidance

28 de maio de 2025
EUA restringem visto a quem censurar empresas de tecnologia ou residentes do país

EUA restringem visto a quem censurar empresas de tecnologia ou residentes do país

28 de maio de 2025
American Airlines reforça apoio à reestruturação da Azul e reafirma parceria com a Gol

American Airlines reforça apoio à reestruturação da Azul e reafirma parceria com a Gol

28 de maio de 2025
Nintendo, Pokémon e Roblox foram as marcas mais citadas na Gamescom Latam

Nintendo, Pokémon e Roblox foram as marcas mais citadas na Gamescom Latam

28 de maio de 2025
Cade adia julgamento do Google em processo sobre reprodução de conteúdos jornalísticos

Cade adia julgamento do Google em processo sobre reprodução de conteúdos jornalísticos

28 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.