Varejo PME tem crescimento de 7,2% com Dia dos Namorados na 1ª quinzena de junho

O varejo de plantas e flores naturais mostrou o salto mais robusto da média diária no período recente com alta de 216,5% na primeira quinzena

Varejo

O Dia dos Namorados parece ter sido positivo para pequenos e médios empreendedores. O Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) indica possível evolução das vendas do comércio na primeira metade de junho. Os dados mostram que, na primeira quinzena de junho de 2022, a média diária da movimentação financeira real no comércio varejista mostrou crescimento de 7,2% ante o mês anterior.

Felipe Beraldi, Especialista de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, explica que quando avaliados os segmentos que puxaram esse movimento no período recente, encontram-se evidências ainda mais robustas da influência da data comemorativa no resultado.

“Dentre os 30 segmentos com melhor performance no período isto é, com evolução mais significativa da movimentação financeira média diária na passagem de maio para junho deste ano -, historicamente, ao menos 16 são consideravelmente afetados por campanhas publicitárias e promoções relacionadas ao Dia dos Namorados”, comenta Beraldi.

É o caso, por exemplo, do varejo de plantas e flores naturais, que mostrou o salto mais robusto da média diária no período recente, com alta de 216,5% na primeira quinzena de junho ante a mesma quinzena de maio. O varejo de livros teve alta de 147,9%; e o de artigos de relojoaria, 95,1%. Outros segmentos de relação com a data comemorativa também mostraram avanços no período, como: varejo de calçados, com aumento de 18,6%; artigos de joalheria, 13%; e varejo de doces, balas, bombons e semelhantes, 12,5%.

“O avanço expressivo da atividade no varejo chama a atenção mesmo destacados os efeitos sazonais da celebração do Dia dos Namorados, visto que o país enfrenta grandes desafios no campo econômico, com intensa pressão inflacionária em itens básicos e forte aumento das taxas de juros. Tais elementos tendem a desfavorecer o consumo, ao restringir o avanço da renda real das famílias e dificultar o acesso ao crédito. Mesmo nesse contexto, em geral o IODE-PMEs evidencia que o Comércio tem sido um dos setores de destaque no mercado de pequenas e médias empresas brasileiras no primeiro semestre de 2022″, avalia o especialista.

Para elaborar a análise, foram comparadas a movimentação financeira média diária dos últimos meses de 65 segmentos do varejo. Para junho, foi considerada a média diária da primeira quinzena do mês, em que há maior concentração de vendas relacionadas à data comemorativa. O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais, com no monitoramento de 637 atividades econômicas que compõem cinco grandes setores: Agropecuário, Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.

Com informações de Estadão Conteúdo: (Talita Nascimento)

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile