O Grupo Boticário inaugurou um Centro de Distribuição (CD) localizado em Cajamar, região metropolitana de São Paulo. O novo empreendimento recebeu um investimento de R$ 150 milhões e une tecnologia, inovação e sustentabilidade em um espaço de cerca de 30 mil m².
O CD irá potencializar a capacidade logística do Grupo e marca também o lançamento do Polo da Beleza de São Paulo, que tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde estão localizados, criando oportunidades para os locais no mercado de beleza.
“Cajamar é um ponto estratégico para a logística do Grupo Boticário. A nova unidade irá contribuir para a diminuição do tempo de entrega dos produtos, a previsão é reduzir em até 50%, melhorando ainda mais o nível da qualidade do serviço de atendimento para nossos clientes”, afirma Sergio Sampaio, vice-presidente de Operações do Grupo Boticário.
A cobertura do empreendimento irá abranger pedidos de todo o Brasil para o marketplace Beleza na Web (BLZ) e pedidos de São Paulo para as marcas B2B do Grupo, como Eudora, Vult, Quem disse, Berenice?, O.U.I., Dr. Jones, Truss Professional, Au.migos Pets, bem como para as licenciadas Australian Gold, Bio-oil, Pampers e Nuxe.
Polos da Beleza
Localizados estrategicamente em dois estados brasileiros — Bahia, em Camaçari e São Gonçalo dos Campos; e Paraná, em São José dos Pinhais — os Polos da Beleza do Grupo Boticário contribuem para o aumento da eficiência logística, produtividade, desenvolvimento sustentável e inovação. Agora, a iniciativa foi ampliada com o lançamento do Polo da Beleza de São Paulo, composto por uma fábrica em São José do Rio Preto e dois centros de distribuição, em Cajamar e Registro.
O Polo da Bahia foi inaugurado em 2021 e desde então o Grupo investiu mais de R$ 1 bilhão para continuar potencializando a capacidade de criação e produção de produtos ainda mais sustentáveis, bem como da malha logística, aproximando a empresa ainda mais dos consumidores e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região e do País.
“Os Polos têm grande relevância na estratégia de negócios do Grupo Boticário, pois reforçam o impacto positivo que a empresa promove em todo o seu ecossistema de beleza. Isso potencializa nosso propósito: a beleza de crescer juntos, por meio da criação de oportunidades para transformar a vida das pessoas e, assim, transformar o mundo ao nosso redor”, destaca Sampaio.
Capacidade de armazenamento
Pilares transversais na estratégia do Grupo, inovação, tecnologia e sustentabilidade estão presentes na estrutura da nova unidade de distribuição. Este é o primeiro CD da empresa a ter a tecnologia AutoStore para a operação B2B, uma solução robótica compacta de armazenamento e separação de peças que se adapta às demandas, e que irá contribuir na capacidade de separação de produtos e armazenagem a partir do segundo semestre do ano.
Para o marketplace Beleza na Web, a previsão é que sejam atendidos mais de 12 mil pedidos, com separação de mais de 40 mil peças por dia e possibilidade de armazenar mais de 5 mil porta-paletes (representando armazenamento de mais de 8 milhões de peças). Já na operação B2B, em sua capacidade máxima de automação com AutoStore, a separação prevista é de 500 mil peças por dia e armazenagem de mais de 10 mil posições de porta-paletes.
Capacitação de mão de obra feminina
A nova instalação do Grupo Boticário emprega diretamente mais de 400 pessoas na região, além de outras 250 pessoas empregadas de forma indireta. Além de potencializar o desenvolvimento local e contribuir para os compromissos da agenda 2030 da empresa de redução da desigualdade social, entre 2023 e 2024 foram oferecidas gratuitamente oportunidades de capacitação profissional.
“Esse novo investimento certamente impactará no desenvolvimento regional e na geração de renda e emprego, diretrizes do Governo do Estado de São Paulo. Além disso, fortalecerá o empreendedorismo feminino, que é uma das nossas prioridades. Temos certeza que faremos muita coisa juntos”, declara Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
As vagas foram intencionalmente ofertadas para mulheres em situação de vulnerabilidade social e residentes no município de Cajamar, visando impulsionar a equidade de gênero no ambiente de operações logísticas, em parceria com o Senai e a Prefeitura de Cajamar. Mais de 50 mulheres concluíram o curso de auxiliar de logística, e parte delas foi contratada para trabalhar no CD.
Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Divulgação