Os visitantes que forem ao LATAM Retail Show também terão oportunidade de discutir temas relevantes, com nomes que são referências em seus segmentos. Na Arena Mercado & Consumo, grandes nomes abordarão temáticas de interesse ao mundo do varejo. No dia 28 de agosto, “O Empreendedorismo que transforma o Brasil” vai ser abordado no Mega Fórum por um craque do segmento, José Carlos Semenzato, presidente da SMZTO Holding de Franquias.
Ele começou vendendo coxinhas, em Lins, cidade onde nasceu, investiu o dinheiro para fazer um curso técnico de analista de sistemas, passou por uma gráfica e tomou um empréstimo no banco para criar uma empresa de informática. Lançou a Microlins, de cursos profissionalizantes, que se tornou uma das maiores franquias do país.
Desde 2010, Semenzato é dono da SMZTO Holding de Franquias, que controla marcas de diversos setores. São elas: Casa X, Espaçolaser, Instituto Embelleze, OdontoCompany, PartMed, L’Entrecôte de Paris, Gua.Co, Belle.Club, Joy Juice, OAKBERRY e United Idiomas. O Grupo contabiliza mais de duas mil histórias de sucesso. Juntas, as empresas devem movimentar 2,2 bilhões de reais em 2019.
O apetite da SMZTO se mantém forte. A intenção é manter a abertura de novas lojas, fechando 2020 com cerca de 2.300 em todo o país. Para isso, haverá investimentos da ordem de R$ 1 bilhão nos próximos três anos, tanto da expansão das marcas já existentes como na aquisição de novos negócios. A ideia é que R$ 100 milhões desse montante sejam investidos na aquisição de cerca de dez novas marcas – com participações minoritárias de 20 a 40% e mantendo o sócio fundador no controle da operação.
Para garantir o fôlego às operações, até o final desse ano, a SMZTO pretende lançar seu primeiro fundo de investimentos aberto para terceiros. Será um fundo de R$ 50 milhões a R$ 100 milhões, no qual metade será aberta ao mercado e a outra metade virá de recursos próprios da companhia. Até esse ano, todos os investimentos do grupo foram feitos com recursos próprios. Os recursos do fundo vão ser utilizados integralmente em franquias.
O sucesso nos negócios trouxe reconhecimento, fama e rendeu convite para um novo desafio: Semenzato vai integrar o quadro de jurados da quarta temporada brasileira do Shark Tank Brasil, reality show do Canal Sony, que estreia no fim de junho. No programa, os “tubarões dos negócios” investem (ou não) em candidatos a empreendedores com ideias inusitadas.
Considerado o mais completo evento de varejo e consumo da América Latina, o LATAM Retail Show chega à sua 5ª edição com uma série de atrações e conteúdos inéditos, distribuídos em três dias de Congresso, além da Expo, que este ano será organizada pela NürnbergMesse Brasil. O evento acontece de 27 a 29 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, e contará com diversas atrações, como a Arena Mercado & Consumo, a competição Start Me Up, o prêmio de Inovação de Design no Varejo, o Mega Fórum e muito mais. Outro destaque desta edição será a Retail Real Estate Expo, maior feira dedicada a pontos comerciais, shopping centers e expansões varejistas da América Latina.
* Imagem reprodução