Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Planejamento, conveniência e mix adequado fazem um strip mall de sucesso

Redação de Redação
28 de agosto de 2019
no Eventos, Latam Retail Show, Malls, Notícias, Shopping centers
Tempo de leitura: 3 minutos

Ter a visibilidade de uma loja de rua com as conveniências, estrutura e facilidades do shopping center. Isto é exatamente o que os strip malls ou strip centers oferecem aos varejistas. Para comentar este formato pouco conhecido, mas muito vantajoso, Marcos Saad, sócio co-fundador da MEC MALLS; Evandro Negrão, presidente da My Mall Strip Malls; Dorival Oliveira, VP de Franquias do McDonald’s; Carla Mautone, diretora da HBR Realty; Victor Leal, co-CEO e co-fundador do Grupo St. Marché, participaram do painel “Strip Malls: ideal para quem vende solução e conveniência”, durante o LATAM Retail Show, com a mediação de Janice Mendes, diretora-executiva da GS&Malls.

Janice falou sobre o mercado de vizinhança. “Entre 2014 e 2017, mercados de vizinhança e conveniência cresceram 55%”, disse a especialista. Este crescimento se faz presente não apenas no Brasil, mas na América Latina como um todo. Esta popularização do formato se deve a alguns fatores, como o envelhecimento da população, já que os idosos preferem comprar perto de casa e à redução do núcleo familiar. “Nós mulheres temos nossa parcela nisso, a maternidade vem sendo adiada. Além disso, não há mais uma obrigação como antigamente de ter filhos”.

Outro fator de destaque é o problema do deslocamento, não apenas em São Paulo, mas em muitas cidades. O trânsito e a falta de transporte público de qualidade faz com que as pessoas queiram comprar perto de casa ou do trabalho. O tempo é um fator importante, já que o cotidiano das pessoas vem se tornando cada vez mais corrido. As pessoas têm pressa e querem resolver as coisas facilmente.

O mercado de vizinhança oferece solução, que é um dos três principais polos do varejo (valor, diferenciação e solução). Alguns exemplos de operação que atuam no segmento são o Hirota e o Carrefour Express.

Marcos destacou a criação da ABMalls (Associação Brasileira de Strip Malls). Os objetivos da associação são organizar o setor, mapear o segmento, já que não há um censo do setor, difundir as melhores práticas, trocar conhecimentos entre operadores, profissionalizar o setor, firmar parcerias estratégicas, realizar visitas técnicas e palestras nacionais e internacionais, entre muitos outros.

De acordo com o executivo, os strip malls são “centros comerciais de rua organizados, com foco em operações de conveniência e buscando sinergia entre elas. O estacionamento é o pulmão que permite o crescimento dos varejistas”, afirmou Marcos.

Estes empreendimentos possuem vantagens dos shopping centers, como segurança, limpeza, manutenção, gestão profissional, tudo isso sob uma taxa de condomínio menor que a dos shoppings tradicionais. “Procuramos trabalhar de forma semelhante às lojas isoladas de rua, mas com algumas vantagens dos shopping centers”, resumiu o executivo.

Ele destacou que o consumidor dos strip centers e dos shoppings é o mesmo, apenas em momentos de consumo diferente. “O strip center está no sentido going home do consumidor. Ele vai para um período de compra de 15, 30, no máximo, 40 minutos”, explicou. Ao ir ao shopping, o cliente vai com mais tempo, com o objetivo de ter entretenimento e lazer, não para fazer compras rápidas.

Evandro contou que decidiu investir em strip centers por meio da fundação da My Mall porque acredita que “o melhor investimento imobiliário é em lojas de rua abertas. Não é preciso fazer ofertas ou ações especiais. Ela está à vista do consumidor”, disse o executivo. Ele destacou também que é fundamental o strip mall estar bem conservado, limpo, com faixas de estacionamento bem pintadas e lojas bonitas, para que o local seja atraente para o consumidor.

Victor compartilhou sua experiência como varejista que opera em strip centers. Para ele, o diferencial do strip mall é estar em um ponto que reúne as conveniências do bairro, como farmácias, lojas e serviços. “Estando sozinhos, nós temos que cuidar da própria segurança, infraestrutura e limpeza. Se pudéssemos, só atuaríamos em strip malls”, afirmou.

Dorival comentou a diferença entre as operações de shopping centers e strip malls. “Com bom planejamento e mantendo a sinergia entre as operações, a vantagem do strip center é estar perto do consumidor”, esclareceu o executivo. Ele contou que é comum o McDonald’s ter uma loja em um shopping e outra próxima na rua e, normalmente, os consumidores preferem as lojas de rua.

Carla falou sobre o planejamento do mix das lojas, realizado normalmente no inicio do projeto. “Naturalmente seguimos o tripé dos strip malls: conveniência, serviços e alimentação. Mas também fazemos um estudo da região, procurando adequar ao perfil local. Um exemplo é um projeto que estamos desenvolvendo em Pinheiros, cujo mix vai ser mais voltado para alimentação, porque sabemos que se adequa à demanda”, explicou a executiva.

* Foto: Terassan Fotografia

Postagem anterior

Eficiência operacional: Arezzo, Reserva e Riachuelo explicam a funcionalidade do conceito

Próxima Postagem

É necessário colocar-se no lugar do outro para vender produtos adaptados e especialmente pensados

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29
Meios de pagamento

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura
Economia

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem
Inovação

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%
Economia

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café
Economia

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA
Economia

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição
Notícias

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Próxima Postagem
É necessário colocar-se no lugar do outro para vender produtos adaptados e especialmente pensados

É necessário colocar-se no lugar do outro para vender produtos adaptados e especialmente pensados

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.