O governo federal lançou nesta quarta-feira, 28, oficialmente a Semana do Brasil. Marcos Gouvêa de Souza, fundador da GS& Gouvêa de Souza, mediou a palestra de Fabio Wajngarten, secretário da Comunicação Social da Presidência da República (Secom), e Marcelo Silva, presidente do IDV sobre a nova data varejista e empreendedora do país. Proposta ambiciosa marca o início de uma data comercial no calendário brasileiro.
A indústria possui datas marcantes no Brasil: Páscoa, Dia das Crianças e Natal são algumas delas. Para resgatar o patriotismo e o que o mercado brasileiro tem de bom, criou-se a primeira Semana do Brasil, que acontece de 6 a 15 de setembro de 2019. Promoções, descontos e ofertas serão realizados para valorizar lojistas locais.
Fabio Wajngarten afirma que, a ideia é “marcar setembro no calendário do varejo no Brasil”. Mobilização, determinação e valorização são alguns conceitos chave da iniciativa, a fim de retomarmos o crescimento econômico no país. A campanha tem apoio do IDV e, segundo ele, há mais de 40 associações apoiando a iniciativa. “Estejam certos de que o governo vai apoiar da maior e melhor maneira possível”.
A ideia nasceu da ausência de uma data comercial no mês de setembro. “É uma proposta ambiciosa, como toda proposta deve ser, com pé no chão. Estamos iniciando uma data promocional pra sempre no calendário do País.”
Entidades apresentam ações em apoio à Semana do Brasil
Mais cedo, em reunião realizada hoje durante o LATAM Retail Show, em São Paulo, dezenas de entidades se mobilizaram para que seus associados participem ativamente da campanha, com descontos, promoções e benefícios reais aos consumidores.
Dezenas de entidades já aderiram a ela. Todas as entidades participantes apresentaram suas ações para a Semana do Brasil, uma iniciativa da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República), sob a coordenação do IDV. A campanha de comunicação para divulgar a Semana do Brasil terá início neste domingo, 1º de setembro.
“Com esta campanha, haverá incremento de consumo no mês de setembro, que será benéfico para as empresas envolvidas na campanha e, principalmente, para os consumidores. Estamos mobilizando os diferentes segmentos do varejo, comércio e serviços para buscar as melhores formas de viabilizar as ações promocionais, tornando, assim, este evento permanente, fazendo parte do calendário anual. E, para isso, o engajamento do varejo é fundamental. Esta é uma ação totalmente suprapartidária que trará benefícios para a economia do país como um todo”, afirma o presidente do IDV, Marcelo Silva.
* Foto: Terassan Fotografia