Focada em escalar o acesso à saúde de qualidade, a plataforma Dr. Consulta expandiu os serviços para o mercado B2B com o lançamento do Dr. Consulta Empresas. A estratégia visa, especialmente, pequenas e médias empresas (PMEs) e pessoas jurídicas que encontram dificuldades em proporcionar benefícios de saúde aos seus colaboradores.
“Dr. Consulta Empresas surge como mais uma reinvenção necessária no setor de saúde. Mais que um novo serviço, essa é a nossa resposta eficiente às necessidades do mercado de saúde, que enfrenta grandes desafios que com origem nos gargalos da saúde primária”, afirma Massanori Shibata Jr., CEO da companhia.
Ao apostar no B2B, a plataforma prevê alcançar aproximadamente 100 mil empresas somente na região metropolitana de São Paulo que ainda não oferecem benefícios de saúde para seus colaboradores. Atualmente, estima-se que a atenção primária à saúde seja capaz de resolver até 85% dos problemas de saúde da população.
Na avaliação da Dr. Consulta, o movimento marca um novo momento no setor, com prioridade à ampliação do conhecimento e do acesso à medicina preventiva para promover uma rotina mais saudável, com foco na qualidade de vida e assistência constante, aos pacientes, ao lado de parceiros estratégicos.
Serviço de assinatura
O serviço de assinatura do Dr. Consulta Empresas inclui consultas em mais de 60 especialidades, 30% de desconto em mais de 3.500 exames, pronto-atendimento online e telemedicina em mais de 20 especialidades, procedimentos odontológicos, cirurgias em hospitais parceiros, linhas de cuidado (como para gestantes e pacientes com doenças crônicas), acesso a 29 centros médicos na Região Metropolitana de São Paulo e a possibilidade de agendamento de consultas e exames para até o mesmo dia.
O plano também conta com um serviço de atendimento para os diversos perfis de Recursos Humanos, promovendo apoio por meio de tecnologia e inteligência de dados com um modelo preventivo que proporciona ao setor de RH acompanhamento da saúde de toda a sua população por meio de um ecossistema integrado de atenção primária, desenvolvido a partir de um dashboard, que possibilita um conhecimento aprofundado a saúde da população da empresa.
A partir das informações registradas, o RH consegue identificar comportamentos, as questões de saúde mais frequentes e, até mesmo, o centro médico mais visitado pelos colaboradores, direcionando de forma mais eficiente iniciativas de prevenção e mitigação de problemas de saúde e, consequentemente, melhorando a produtividade do time.
Experiência única e personalizada
A marca também pretende promover uma experiência única e personalizada aos seus clientes, levando o cuidado com a saúde para além do atendimento médico. Para isso, oferece um amplo ecossistema de serviços, do pronto-atendimento online, telemedicina, exames, odontologia a tratamentos com preços acessíveis, garantindo um acompanhamento contínuo por uma vida mais saudável.
“Sabemos que apenas unindo forças a outros agentes do setor será possível descobrir novos caminhos e soluções de valor para toda a cadeia. Por isso, firmamos uma aliança com a Associação Nacional das Empresas de Benefícios Primário e Secundário (Anebaps), que reforça nosso compromisso com o acesso e com a inovação para proporcionarmos a melhor experiência para nossos clientes B2C e B2B”, diz Shibata.
Essa colaboração visa construir novas soluções acessíveis de cuidado e bem-estar dentro do cenário da saúde brasileira, de forma integrada, robusta e alinhada ao atual cenário econômico e social do País. Em tempos de surgimento de novas síndromes ligadas ao trabalho, como o presenteísmo (quando o colaborador trabalha, mas tem baixa produtividade) e o absenteísmo (quando o colaborador falta ao trabalho), esse tipo de benefício favorece tanto as empresas quanto os colaboradores, podendo reduzir em 28% os níveis de absenteísmo e aumentar em 19% os de produtividade.
Reposicionamento e novos investimentos
Após alcançar um crescimento de 16% em sua receita em 2023, puxado, principalmente, pelo aumento de 120% dos cartões de benefícios de saúde, a Dr. Consulta investiu cerca de R$ 20 milhões no lançamento e reposicionamento da marca para implementar novo modelo de saúde primária que utiliza rede integrada, Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias para elevar experiência dos pacientes e impulsionar os negócios.
A marca também investiu na renovação dos centros médicos e na modernização e otimização do modelo de conexão entre pessoas e serviços, o qual engloba a implementação de self check-in, novas áreas de conteúdo digital e de convivência, com o objetivo de promover jornadas mais acolhedoras.
Para a nova fase, estruturou-se sobre três pilares de promoção à saúde para contribuir com o empoderamento dos pacientes e de suas ações de autocuidado e autoconhecimento. São eles: “Saúde como Movimento”, para estimular as pessoas a saírem da inércia e adotarem hábitos saudáveis como estilo de vida; “Saúde como Coletividade”, mostrando que o cuidar é uma responsabilidade de todos; e “Saúde como Conhecimento”, oferecendo ferramentas e conhecimento personalizado, estimulando o cuidado contínuo com a própria saúde.
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