Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como foi para você?

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
28 de setembro de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A pandemia em si e seus efeitos ainda não passaram. E, dependendo do setor econômico, vão demorar para passar. Para outros, o período exigiu grandes esforços de adaptação, mas o período foi muito bom, até mesmo muito superior ao que previam antes da pandemia. Perguntem para o pessoal do cash and carry ou atacarejos, material de construção ou mesmo para farmácias e drogarias. Além dos super e hipermercados.

Com a necessária cautela, é possível dizer que o pior já passou, se é que é possível simplificar a análise que mostra quase 14% de desempregados e mais de 140 mil mortes.

No macro, muita constatação pode ser feita sobre vencedores e perdedores e especulação sobre a nova realidade emergente e o que veio para ficar e o que foi fumaça e vai desanuviar.

No real, só o tempo poderá responder, ainda que muito possa ser especulado.

Mas talvez seja no plano individual que algumas constatações mais definitivas possam ser feitas. Ainda que sejam definitivas enquanto durarem.

É interessante especular sobre que percentual de pessoas de diferentes classes, idade, escolaridade e atividade assume que mudou sua vida pessoal e profissional para sempre.

Que percentual assumiu outra postura com relação a si próprio e com os que compartilham sua companhia.

Quem tomou decisões, em quaisquer planos, de investimentos a atividades pessoais, que marcam essa guinada.

Quem usou esse tempo, contingenciado pelas circunstâncias, para se propor a ser melhor no que quer que seja.

Quem simplesmente passou pela pandemia.

Quem enfrentou a pandemia e se propôs a sair fortalecido de todo esse processo.

Quem aprendeu algo, existencial, durante a pandemia.

Quem se deixou levar, esperando a pandemia passar.

Talvez esteja nessa análise uma dica importante de como o mundo emerge da pandemia no contexto do comportamento individual e coletivo.

Sem falar no fato de que, no Brasil, os efeitos da pandemia foram potencializados por questões financeiras estruturais, como a taxa real de juros próxima a zero e seus impactos nos investimentos individuais.

Contribuição importante para essa análise pode ser buscada  no material apresentado de forma sintética durante o Global Retail Show nos dois painéis com dirigentes e executivos de algumas das mais importantes organizações atuando no Brasil e no mundo que tiveram como base o estudo “O Consumidor Pós-Pandemia”, realizado em 17 países e com 5.023 entrevistas virtuais pela Mosaiclab com apoio da Toluna, com um recorte muito especial da realidade brasileira.

Acreditamos que muita coisa mudou, e assim permanecerá, pois pessoas foram submetidas a um conjunto de circunstâncias, pressões e estímulos que ensejaram mudanças estruturais de comportamentos.

E outras alterações ocorreram e permanecerão por decisões empresariais que impactam a vida e hábitos das pessoas. Como exemplo-provocacão, as mudanças que envolvem o local de trabalho permanente ou parcial e suas consequências em termos de deslocamentos, transporte, local e hábito de compra e uso de produtos e serviços e seu impacto na geografia de consumo. Ou o fechamento de escritórios e o home office serão revertidos em algum momento futuro?

Cada um a seu modo tomou decisões ou foi impactado por decisões de quem tinha obrigação de tomá-las e isso precipita mudanças estruturais de comportamento que, em muitos aspectos, não voltam atrás. Ou quem se habituou com a conveniência e facilidade das compras por e-commerce para algumas categorias de produtos e serviços vai voltar integralmente à situação pré-pandemia?

Ou quem descobriu virtudes no abastecimento e serviços de proximidades vai voltar atrás em relação aos novos hábitos incorporados?

Ou quem se deu conta da importância de prestar mais atenção às questões que envolvem origem e rastreabilidade de alimentos, cuidados com a saúde e atividade física vai voltar à situação anterior?

Ou quem se deu conta da fragilidade coletiva em situações dessa dimensão vai esquecer disso brevemente, tão logo a situação esteja desenhada na nova realidade?

Ou tudo que cresceu de importância com respeito à Propósito e Causa das organizações, negócios e marcas será em breve novamente minimizado?

Estamos entre aqueles que acreditam que a realidade que vai emergir de todo esse processo pelo qual estamos passando e que enfrentando nos fez diferentes. Em maior ou menor escala. Com menor ou maior sensibilidade. Com menor ou maior consciência.

Mas estamos diferentes. Alguns para melhor. Outros, talvez não.

Seguramente, individual ou coletivamente, vale a reflexão.

Como foi, e como será, para você?

* Imagem: Reprodução

 

 

 

Postagem anterior

Macarrão, vinho e piscinas infláveis: como a Amazon conquistou a Itália na pandemia

Próxima Postagem

Saúde e bem-estar estão entre os pilares dos shoppings no pós-pandemia

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Saúde e bem-estar estão entre os pilares dos shoppings no pós-pandemia

Saúde e bem-estar estão entre os pilares dos shoppings no pós-pandemia

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos

Visa e Stone levam “Click to Pay” a 2,8 milhões de estabelecimentos

20 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.