Natura, Boticário e Ypê estão entre as marcas mais influentes na América Latina quando se fala em ações socioambientais. As três marcas brasileiras aparecem na terceira edição do estudo Who Cares, Who Does?, feito pela consultoria internacional Kantar.
O objetivo da pesquisa era avaliar as relações entre comportamento de consumo e atitudes sustentáveis e de consumo consciente. O estudo concluiu que os latino-americanos são os que demonstram maior preocupação com desperdício e qualidade de água relacionada a preservação do meio ambiente.
A lista completa, em ordem, é composta por: Coca-Cola, Natura, Nestle, Omo, Ypê, Colgate, Bimpo, Avon, Gloria e O Boticário. A Kantar entrevistou pessoas do Brasil, Chile, México, Colômbia, Costa Rica, Equador e Peru para realizar a pesquisa.
A pesquisa também apontou que prioridades, seguindo os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, são fundamentais na visão dos entrevistados. Mais da metade deles, 56%, disse que a qualidade da educação é uma prioridade.
No âmbito de questões ambientais, a maior preocupação foi com agua potável e saneamento básico para 54% dos entrevistados. A segunda maior preocupação foi com cidade e comunidades sustentáveis (38%). Além disso, o estudo mostrou que a preocupação com a sustentabilidade cresceu, com cerca de 62% afirmando que a questão ficou mais importante.
Os tipos de consumidores
O estudo contou com a participação de 18.300 pessoas e dividiu os consumidores em três categorias: EcoDismissers, que têm pouco ou nenhum interesse pelos desafios ambientais; EcoConsiders, que tomam algumas medidas para reduzir o impacto ambiental; e EcoActives, que se dedicam em alta intensidade para reduzir os níveis de resíduos plásticos no meio ambiente.
De acordo com a pesquisa, na América Latina o número de EcoDismissers caiu de 65%, em 2019, para 47% esse ano. Já o número de EcoConsiders aumentou de 24% para 37%, e os EcoActives também apresentaram um leve crescimento, saindo de 11% e chegando aos 16%. No entanto, o cenário brasileiro foi na contramão do perfil apresentado para a região. No Brasil, o número de EcoDismissers aumentou de 68% para 71%. Já os EcoAtivers cresceram 2% e chegaram aos 8%, menor número entre os países latino-americanos avaliados.
Entre as ações dos consumidores, aproximadamente 63% dos entrevistados tentam comprar embalagens ecofriendly, e um quarto dos entrevistados afirma evitar embalagens de plástico.
Grande parte dos consumidores revela que as ações de grandes marcas influenciam em suas escolhas. Cerca de 64% informaram ter parado de comprar produtos ou serviços com impactos negativos no meio ambiente. E é nessa questão que as marcas brasileiras Natura, O Boticário e Ypê foram citadas.
De acordo com o estudo, as marcas que possuem relação forte com os EcoActives são as que mais progridem nos últimos anos. No Brasil, entre os períodos de junho de 2020 a junho de 2021, o crescimento delas foi de 51%.
“É necessário desmistificar o consumidor EcoActive. Ele não é mais nicho, consome como qualquer outro e é o que mais gasta com bens de consumo massivo. Se pensarmos que os EcoActives devem chegar a quase metade da população em 2029, é urgente que as marcas considerem cada vez mais esse público e atuem de maneira efetiva e com propósito legítimo para fidelizá-lo”, disse Kesley Gomes, diretora de LinkQ da divisão Worldpanel da Kantar para a América Latina.
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