Voltada aos profissionais que atuam no segmento de alimentação fora de casa, a Semana da Gastronomia Japonesa promove uma série de atividades e troca de experiências até o próximo 1 de novembro. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa e tem como objetivo divulgar a diversidade da gastronomia japonesa e promover debates sobre a cadeia produtiva.
A abertura foi realizada no dia 25 de outubro foi exclusiva para associados, empresários e profissionais do setor, além de representantes das principais entidades, como Abrasel, ANR, Abia, Associação de Pescado.
Nesta sexta-feira, 28, no Japan House, haverá um jantar no estilo Kaiseki, com a participação de diversos chefs renomados: Telma Shiraishi (Aizomê), Marcelo Corrêa Bastos (Jiquitaia), Uilian Goya (Goya Zushi), Yuto Saito (Kidoairaku), Margarida Haraguchi (Izakaya Issa), Saiko Izawa e Yasmin Yonashiro. O conceito será uma homenagem ao Haraguchi san – um dos mais importantes disseminadores da gastronomia japonês, que faleceu este ano
Profissionais da área de coquetelaria e de gastronomia vão poder participar de um treinamento sobre awamori (bebida alcoólica típica e feita exclusivamente em Okinawa, Japão), com foco na sua utilização em coquetéis. O curso será dado no dia 29, no Canopi by Hilton Jardins.
No domingo, das 12 às 22h, haverá uma feira gastronômica na Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, no bairro da Liberdade, reunindo diversos izakayas, os tradicionais botecos japoneses.
O jantar de encerramento, no dia 1 de novembro, no Japan House, vai reunir diversos itamaes (profissional da gastronomia especializado nas técnicas de preparo de pratos de sushi, sashimi) para contar sobre a evolução histórica dos sushis.
Relação ganha-ganha
Para Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, esse tipo de evento fortalece o setor de foodservice e é importante para a democratização da culinária e gastronomia. “A culinária japonesa na cidade de São Paulo tem uma adesão muito forte junto ao consumidor e tem crescido pelo Brasil todo. É muito importante ter uma valorização da culinária e da cultura e o Brasil passa por esse movimento de democratização da gastronomia e culinária”, diz.
Cristina destaca a relação ganha-ganha quando um evento desse é coordenado por uma associação. “Todo mundo ganha: os restaurantes ganham visibilidade. O consumidor ganha com descontos e possibilidades e o mercado como um todo por conta do reaquecimento do setor”, afirma.
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