A Black Friday é uma das principais datas no varejo e representa uma oportunidade para os consumidores comprarem produtos que desejam por preços mais baixos. Entretanto, em 2022, a edição será única, já que acontecerá com a Copa do Mundo. E esta combinação de dois grandes eventos, pode ser positiva para os negócios, segundo a Pesquisa Black Friday 2022 desenvolvida pelo Uol.
O estudo, feito anualmente, tem como principal objetivo mapear a opinião dos consumidores sobre a Black Friday. A maioria dos respondestes afirmou não saber que o primeiro jogo do Brasil será um dia antes da data de descontos. Diante desta informação, 42% disseram que isso impulsionará seu interesse em compras na Black Friday.
Além disso, 31% dos entrevistados pretendem consumir mais, influenciados pelo megaevento esportivo. As categorias mais citadas como de interesse público foram: vestuário, televisão, cerveja, smartphone e salgadinhos. A divulgação desses números permite as empresas se preparem com antecedência para atender essa demanda.
O estudo também mostrou que 95% dos consumidores costumam procurar na internet os preços dos produtos uma semana antes da data. Este dado se mostrou 3% maior que o mostrado na pesquisa do ano passado, que era de 92%. Dentre eles, 61% afirmaram ter o costume de pesquisar preços duas ou mais vezes antes da Black Friday.
Ao analisar a intenção e meios de compra, 62% dos respondentes pretendem comprar na edição deste ano da Black Friday. Destes, 36% têm intenção de comprar somente pela internet, enquanto 16% somente em loja física. Já o percentual de pessoal que comprará na internet e no físico cresceu de 38%, em 2021, para 48% este ano.
Segundo Paulo Samia, CEO do UOL Conteúdo e Serviços, o estudo aponta que a combinação das duas datas é uma ótima oportunidade para alavancarem vendas e se conectar como consumidores. “O mercado está cada vez mais competitivo e o consumidor mais exigente. Diante disso, para ter mais sucesso na Black Friday, é preciso investir em estratégias pensadas nas necessidades do seu público-alvo e elaborar métodos para se diferenciar dos concorrentes”, destacou
A pesquisa teve a participação de mil pessoas com mais de 18 anos, pertencentes às classes A, B e C. Durante os dias 23 e 27 de junho, pessoas de todo o Brasil responderam à pesquisa online, feita em parceria com a Mind Miners.
Imagem: Shutterstock