Levantamento da Vtex, empresa global de digital commerce, apontou que o crescimento de vendas das lojas de quinta-feira (pré-evento) até segunda-feira (Cyber Monday) foi de 32%.
A plataforma, que sustenta mais de 2.300 lojas online em 20 países que, juntas, movimentam mais de US$ 2 milhões por ano (cerca de 22% do e-commerce nacional) e processam 18 milhões de pedidos por ano. Apenas no final de semana da promoção, a plataforma processou mais de um milhão de pedidos.
Moda e Acessórios foi a categoria que teve o maior volume absoluto de pedidos, seguido por Eletrônicos e Eletrodomésticos, Saúde e Beleza, Utilidades Domésticas, Brinquedos e Autopartes. Destes, o segmento de Eletrônicos e Eletrodomésticos foi o que gerou o maior faturamento puxando o ticket médio das transações para R$ 630.
A principal constatação foi que o Black Friday começou mais cedo em 2017, com muitos varejistas iniciando as vendas como Black Week e alguns deles antecipadamente por aplicativos.
Entre a segunda e quinta-feira pré-evento, registrou-se um crescimento de quase 50% em relação ao ano anterior, atingindo 46% na quinta, quando o movimento nas lojas online já era bastante forte em anos anteriores.