As vendas no varejo cresceram 6,9% na Black Friday, em relação a 2021, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O e-commerce registrou alta de 21,1%, enquanto o faturamento no universo físico subiu 5,4%.
Na avaliação do superintendente de Dados e Inovação da Cielo, Vitor Levi, a Black Friday tem se fortalecido de 2020 para cá principalmente por causa do canal e-commerce, cada vez mais inserido na rotina dos consumidores. “Mesmo com essa performance, o faturamento da Black Friday deste ano ainda está 2,8% abaixo do verificado em 2019, ano anterior à pandemia“, afirma em nota.
Ainda segundo Levi, a queda no setor de móveis, eletro e depto, que costuma ser um dos destaques positivos da Black Friday, pode estar associada à antecipação de promoções ao longo do mês de novembro. Isso provavelmente inclui televisores adquiridos para a Copa do Mundo, cujo início ocorreu no dia 20 de novembro; antes, portanto, da Black Friday.
O segmento que mais se destacou foi drogarias e farmácias, com crescimento de 25,9% nas vendas, seguido de turismo e transporte (+25,1%), cosméticos e higiene pessoal (+22,2%), alimentação – bares e restaurantes (+18,6), vestuário (+11,8%), supermercados e hipermercados (11,7%), varejo alimentício especializado (+10,3%), lirvarias, papelarias e afins (9,4%), veterinárias e pet-shops (+6,7), óticas e joalherias (+4,6%) e materiais para construção (4,3%). Dos segmentos mais significativos para o varejo, o único que experimentou queda no faturamento (-3,6%) foi móveis, eletro e lojas de departamento.
Nas vendas presenciais, a região Sul do País experimentou a maior evolução nas vendas: 14,2%, com destaques para o Rio Grande do Sul (+18,4%), Santa Catarina (+13,0%) e Paraná (+11,1%). Em seguida aparece a região Sudeste (+6,5%), puxada por Minas Gerais (+8,6%), São Paulo (+7,4%) e Rio de Janeiro (+3,3%).
No Centro-Oeste, o faturamento do varejo cresceu 3,5%, com destaque para Mato Grosso do Sul (+9,4%). No Nordeste as vendas subiram 0,2%, tendo o Ceará a maior variação: 4,1%. Bahia e Pernambuco foram os destaques negativos, com quedas de 1,8% e 1,5% respectivamente. A região Norte foi a única em que o faturamento caiu. As vendas encolheram 2,9%, com destaque negativo para Roraima (-16,0%).
Com informações de Estadão Conteúdo (Beth Moreira).
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