O varejo farmacêutico registrou alta de 25,9% no faturamento na Black Friday neste ano, na comparação com a mesma data do ano passado. A alta foi maior do que aquela registrada no varejo total, que foi de 6,9%. Os dados são nominais, ou seja, não têm desconto da inflação acumulada no período, e fazem parte do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), produzido e divulgado pela Cielo.
A Cielo destaca que a Black Friday, celebrada na última sexta-feira de novembro, coincidiu neste ano com uma Copa do Mundo acontecendo no mesmo tempo, o que pode ter influenciado as vendas em alguns setores.
Em relação a 2021, a Black Friday teve vendas 21,1% maiores no varejo online, e 5,4% maiores no varejo físico brasileiro. De acordo com Vitor Levi, superintendente de Dados e Inovação da Cielo, o E-commerce foi o destaque positivo, mostrando que mesmo após pandemia, o online é uma tendência que veio para ficar.
Outros segmentos
Depois de farmácias e drogarias, os segmentos que mais de destacaram em aumento de vendas foram turismo e transporte (+25,1%), cosméticos e higiene pessoal (+22,2%), alimentação – bares e restaurantes (+18,6), vestuário (+11,8%), supermercados e hipermercados (11,7%), varejo alimentício especializado (+10,3%), livrarias, papelarias e afins (9,4%), veterinárias e pet shops (+6,7), óticas e joalherias (+4,6%) e materiais para construção (4,3%).
Dos segmentos mais significativos para o varejo, o único que experimentou queda no faturamento (-3,6%) foi móveis, eletro e lojas de departamento.
Nas vendas presenciais, a região Sul do País experimentou a maior evolução nas vendas: 14,2%, com destaques para o Rio Grande do Sul (+18,4%), Santa Catarina (+13,0%) e Paraná (+11,1%). Em seguida aparece a região Sudeste (+6,5%), puxada por Minas Gerais (+8,6%), São Paulo (+7,4%) e Rio de Janeiro (+3,3%).
No Centro-Oeste, o faturamento do varejo cresceu 3,5%, com destaque para Mato Grosso do Sul (+9,4%). No Nordeste as vendas subiram 0,2%, tendo o Ceará a maior variação: 4,1%. Bahia e Pernambuco foram os destaques negativos, com quedas de 1,8% e 1,5% respectivamente. A região Norte foi a única em que o faturamento caiu. As vendas encolheram 2,9%, com destaque negativo para Roraima (-16,0%).
A gigante de pagamentos analisou dados do varejo e percebeu que as empresas se movimentaram ao longo do mês de novembro e já no início da semana, contaram com ofertas e descontos.
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