Impulsionado principalmente pelo Natal, o mês de dezembro chega na reta final com saldo positivo no varejo brasileiro. As vendas em lojas físicas cresceram 5,8% entre os dias 01 e 25 do mês, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Linx, empresa especialista em tecnologia para o varejo.
O resultado foi impulsionado especialmente pelos setores de alimentação e calçados. O setor de foo service, considerando delivery e lojas físicas, teve um crescimento de 9% nas vendas durante a semana do Natal, em comparação com o ano passado. O valor transacionado também registrou aumento de 9% em relação a 2022.
O setor de alimentação já vinha sentindo os impactos positivos das festas de final de ano durante a primeira quinzena de dezembro, que registrou aumento de 8% no total de vendas em comparação com o mesmo período no mês anterior. Para Tiago Mello, CMO da Linx, o aumento nesta semana é natural e esperado pelos varejistas. “As vendas de final de ano muitas vezes ajudam comerciantes a fecharem seu caixa do ano inteiro, pois é um período no qual o fluxo de clientes tende a aumentar de forma considerável”, explica o executivo.
Outro segmento que apresentou crescimento em suas vendas foi o de calçados, que teve um aumento de 9,77% no valor transacionado e 7,46% no total de vendas. “As compras de última hora também movimentaram o setor calçadista, que mesmo em um ano de muitas dificuldades conseguiu finalizar observando um crescimento em suas vendas”, complementa Tiago.
De olho na ceia
Outro ponto de destaque na análise de Tiago é o aumento do uso de sites e aplicativos para buscar e comprar itens alimentícios para a ceia. “Além dos itens tradicionalmente buscados em e-commerces nesta época, como roupas, calçados e eletrônicos, vemos alimentos como bacalhau, chester e tender com destaque nas pesquisas online. Esse é mais um sinal de que a digitalização do varejo cresce a cada dia e quem não se atualiza acaba ficando para trás”, finaliza o CMO da Linx.
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