Tesla espera gastar mais de US$ 10 bilhões com despesas de capital no atual ano fiscal

Para 2025 e 2026, a companhia tem como meta despesas de capital de US$ 8 bilhões a US$ 10 bilhões

Tesla mira securitização de pelo menos US$ 1 bi lastreado em veículos elétricos arrendados

A Tesla espera gastar mais de US$ 10 bilhões em despesas de capital no atual ano fiscal, mas acredita que esse número diminuirá nos dois anos seguintes. A fabricante de veículos elétricos liderada por Elon Musk divulgou o guidance em um documento regulatório contendo seu relatório anual. Para os anos fiscais de 2025 e 2026, a Tesla disse que tem como meta despesas de capital de US$ 8 bilhões a US$ 10 bilhões.

A empresa alertou que vários fatores, incluindo possíveis mudanças nas prioridades da empresa e a adição de novos projetos, poderiam afetar o guidance.

A companhia também afirmou que espera ser capaz de financiar a si mesma e sua expansão “desde que os fatores macroeconômicos apoiem as tendências atuais em nossas vendas”.

Por volta das 12h20 (de Brasília), a ação da Tesla subia 1,12% na Nasdaq, enquanto tenta se recuperar do tombo registrado após divulgação de balanços corporativo na semana passada.

Controle da Tesla

Elon Musk disse que se sente desconfortável em tornar a Tesla líder em inteligência artificial (IA) e robótica sem ter cerca de 25% do controle de voto da empresa. Musk disse, na noite desta segunda-feira, 15, que deseja controle suficiente na Tesla para ser influente, mas não tanto que não possa ser rejeitado. “Se não for esse o caso, eu preferiria construir produtos de IA fora da Tesla”, escreveu Musk em uma publicação no X.

O bilionário controla atualmente cerca de 13% da Tesla, segundo a FactSet, tendo anteriormente vendido parte da sua participação na empresa para financiar a compra do então chamado Twitter.

A Tesla, no entanto, não começou o ano muito bem. Já em 6 de janeiro, o órgão do governo chinês responsável pela regulamentação de veículos no país (SAMR, pela sigla em inglês) determinou o recall de 1,6 milhão de carros elétricos da montadora norte-americana devido a problemas com funções de direção assistida automática e controles de travas das portas.

A companhia informou que usaria a tecnologia de upgrade remota para corrigir os problemas, o que significa que a maioria dos proprietários dos veículos não precisará visitar centros de serviços da empresa.

Em pouco menos de uma semana, a Tesla anunciou cortes nos preços de dois modelos de carros, o Model 3 e variantes do Model Y. As vendas na China foram fortes em 2023, mas o mercado do país asiático é altamente competitivo, uma vez que a concorrência continuamente lança novos modelos com tecnologias avançadas e preços agressivos.

A companhia também tornou público o interesse em suspender quase toda as operações na fábrica da Alemanha, que fica próxima a Berlim, entre 29 de janeiro e 12 de fevereiro. A motivação da paralisação seria em decorrência da escassez de peças causada pelo atual conflito que afeta o transporte marítimo no Mar Vermelho.

O anúncio, porém, ocorreu 2 meses depois do sindicato alemão pressionar a montadora no país a elevar os salários. Ainda em novembro passado, entidades trabalhistas, nos Estados Unidos, também estavam reivindicando novos acordos. No mesmo período, na Suécia, um sindicato industrial menor, que representa trabalhadores do setor de serviços da Tesla, entrou em greve na tentativa de obter um contrato de negociação coletiva.

Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires)
Imagem: Shutterstock

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