Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

St Marche investe em solução com IA para diminuir o desperdício de alimentos frescos

A tecnologia estará em todas as lojas do grupo até o fim do primeiro semestre

Redação de Redação
29 de fevereiro de 2024
no Destaque do dia, Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
St Marche se prepara para oficializar o pedido de recuperação extrajudicial

A rede de supermercados St Marche está usando a Inteligência Artificial para melhorar a eficiência nas operações com alimentos frescos. A iniciativa é uma parceria com a Aravita, startup de Inteligência Artificial, e visa chegar o mais próximo possível da melhor versão dos produtos, além de evitar excessos e falta de itens, que resultam em custos desnecessários e perda de vendas. 

O piloto da solução está em algumas das lojas da rede com produtos relevantes do portfólio de alimentos frescos, como banana e batata. Até o final do semestre, a tecnologia estará em todas as lojas do grupo, incluindo o Santa Maria, empório que faz parte do Grupo Marche.

“As categorias de perecíveis, especialmente o hortifruti, são muito estratégicas, pois levam os consumidores para as lojas e garantem fidelização. Por outro lado, a gestão da categoria é extremamente complexa, pois diversas variáveis influenciam na demanda, na gestão de estoque e na cadeia de abastecimento”, explica Eliane Souza Nascimento, diretora de Supply do St. Marche.

Segundo a empresa, os resultados preliminares são promissores. Os testes com algoritmos de previsão de demanda proprietários da Aravita tiveram performances duas vezes melhor que os algoritmos usados anteriormente pelo St Marche.

O modelo de recomendação de compra – que, além da previsão de demanda, também leva em consideração estoque, exposição e regras de abastecimento –  foi utilizado em 70% das decisões das lojas para os produtos testes.

“É importante destacar que os dados ainda são preliminares e dizem respeito a testes com amostras específicas. Ainda assim, estamos muito otimistas”, afirma Eliane.

Inteligência artificial 

A IA da Aravita concilia informações internas da rede varejista na gestão dos alimentos frescos, como histórico de vendas, planejamento de promoções e dados da realidade das lojas com variáveis externas, como sazonalidade, datas especiais e feriados, clima, cenário econômico, preço na concorrência, e mais

“Nossos modelos de previsão de vendas consideram essas inúmeras variáveis, além de modelos com aprendizado por reforço para gerar a melhor combinação de ordens de compra”, explica Aline Azevedo, diretora de Produtos da Aravita.

Imagem: Divulgação 

Postagem anterior

Sete em cada dez varejistas usam o WhatsApp para comunicação e estratégias de vendas

Próxima Postagem

O discurso que marcou a virada na trajetória dos shoppings faz 10 anos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro
Supermercados

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

14 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?
Artigos

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil
Franquias

Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo
Artigos

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia
Franquias

Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia

14 de maio de 2025
Sebrae e Shopee lançam plataforma gratuita para capacitar pequenos empreendedores no e-commerce
E-commerce

Sebrae e Shopee capacitam pequenos empreendedores no e-commerce

14 de maio de 2025
Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone
Varejo

Vendas do comércio crescem 0,6% em abril, aponta índice da Stone

13 de maio de 2025
Amazon e Humain investirão mais de US$ 5 bi para acelerar adoção de IA na Arábia Saudita
Tecnologia

Amazon e Humain investirão mais de US$ 5 bi para acelerar adoção de IA na Arábia Saudita

13 de maio de 2025
Próxima Postagem
O discurso que marcou a virada na trajetória dos shoppings faz 10 anos

O discurso que marcou a virada na trajetória dos shoppings faz 10 anos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

14 de maio de 2025
Gamificação tem avaliação e métricas?

Gamificação tem avaliação e métricas?

14 de maio de 2025
Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

Asics aposta em franquias para acelerar expansão no Brasil

14 de maio de 2025
Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

Como a Inteligência Artificial está virando o jogo do e-commerce e gerando resultados a partir dos hábitos de consumo

14 de maio de 2025
Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia

Instituto Embelleze apresenta novo formato multifuncional de franquia

14 de maio de 2025
Sebrae e Shopee lançam plataforma gratuita para capacitar pequenos empreendedores no e-commerce

Sebrae e Shopee capacitam pequenos empreendedores no e-commerce

14 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.