Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Média liderança: a salvação ou o pesadelo

Fabiana Mendes de Fabiana Mendes
29 de março de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos
Tempo de leitura: 2 minutos

Estou convencida do papel motor da média gerência nas organizações. E a notícia implícita é que esta média gerência pode ser a salvação ou boa parte da origem dos piores pesadelos nas empresas. E a decisão do lado faceado da moeda é exclusivamente sua, empresário, diretor, executivo, líder, dono do negócio.

À média gerência é dada a responsabilidade de levar conhecimento, processo, cultura, motivação e informação. Também a incumbência de garantir a qualidade do produto ou serviço, a excelência no atendimento, a promoção da experiência ao cliente, o zero índice de ruptura nos estoques ou nas gôndolas e uma infinidade de outras tarefas. Tudo isso, claro, sendo um líder servidor, que coloca os interesses do negócio e de sua equipe à frente em suas prioridades.

À média gerência também cabe a resistência e a resiliência. Lidam com a pressão diária dos clientes, equipes, pares, diretores, fornecedores, parceiros e outros gerentes. Organizam recursos e informações, gerenciam pessoas. Pouca coisa.

Ao longo da minha trajetória como líder, executiva, empreendedora ou formadora de líderes tenho visto empresas que dão lucro e prosperam e outras que amargam os prejuízos. Algumas são rentáveis, outras não. Existem as produtivas e as menos produtivas, aquelas que são mais ou menos focadas. Fazendo jus ao “olhar de fora é fácil”, a diferença percebida entre aqueles negócios que prosperam e os que não avançam está exatamente nas pessoas que os lideram. Uma liderança medíocre, mediana, ineficiente e com uma cultura de objetivos curtos se espalha como eletricidade pelos fios. E ao chegar à média gerência, aquela que fala com as equipes e com os clientes, o estrago está feito.

Em seu papel de fazer as coisas funcionarem, a média gerência tem nas mãos o que nenhum CEO tem, em tempo real: conhece a operação do negócio, seus clientes e o que eles estão dizendo sobre seus produtos, os funcionários e suas motivações, o mercado. Lida diariamente com as dificuldades, identifica se a campanha de marketing funcionou (“online”, no momento que a venda aconteceu ou não aconteceu), se a logística funciona ou não, se o departamento de compras sabe o que está fazendo ou não. Sabe se aquele sistema operacional, que custou uma fortuna, é adequado ou não para o dia a dia.

Ter uma média gerência despreparada para lidar com todas estas variáveis pode ser tornar um pesadelo e pode ser sim, o começo do fim.

A salvação, especialmente em tempos difíceis como os atuais, é ter um time, especialmente uma média liderança, que busca novas oportunidades, cria alternativas, melhora a produtividade, tem foco na eficiência, cria novos produtos, percebe novos mercados. Atua como dono do negócio. É protagonista. Faz as coisas acontecerem, definitivamente.

Acredite no que eu vou te dizer: investir nesta média liderança, em seu conhecimento e, sobretudo, preparo pode ser o caminho para alcançar uma maneira mais eficiente de fazer as coisas. Esta é a forma mais rápida, e talvez mais barata, de fortalecer o elo entre estratégia, investimento e posicionamento e os seus consumidores, clientes, equipes e aquele momento onde definitivamente as coisas acontecem: a venda.

 

Postagem anterior

Eficiência para fazer o bem

Próxima Postagem

Acessibilidade máxima – O varejo brasileiro está preparado?

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes

Fabiana Mendes é sócia-diretora da GS&Friedman, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza que atua com Gente, Gestão, Talentos e Treinamento

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem

Acessibilidade máxima – O varejo brasileiro está preparado?

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.