Com R$ 161 bilhões de faturamento, o e-commerce brasileiro cresceu 26,9% em comparação ao ano de 2020 e bateu recordes em 2021, apontou o estudo da Neotrust, empresa responsável por monitorar 85% do e-commerce do país. Além disso, o número de pedidos também aumentou 16,9% e chegou ao total de 353 milhões de entregas e o ticket médio cresceu 8,6% e atingiu os R$455.
De acordo com a pesquisa, os setores que representam a maior porcentagem dos pedidos durante o ano são: moda, beleza, perfumaria e saúde – que teve crescimento de 87% no faturamento de pedidos de remédios online. As categorias de celulares, eletrônicos e eletrodomésticos foram as que apresentaram maior faturamento em 2021.
Analisando os dados demográficos, a maior parte de pedidos está concentrado na região sudeste, com 62,3% e na região Nordeste, que cresceu 3,5 pontos percentuais, e representou 15,1% das encomendas no ano passado.
Já relacionado ao gênero, as mulheres representam 58,9% do share de pedidos, enquanto os homens 41,1%. Entretanto, apesar do maior número de pedido do público feminino, o ticket médio desse grupo é menor que o do masculino, R$387 e R$552, respectivamente.
Ainda segundo o levantamento da Neotrust, o cartão de crédito segue como a forma de pagamento preferida dos consumidores no e-commerce, com 69,7% das compras sendo feitas com esse método de pagamento. Como segunda opção está o boleto bancário, 6,9%, 11,1% com outras formas de pagamento e 2,3% via PIX.
Projeções para 2022
De acordo com a projeção feita pela Neotrust para esse ano, a previsão de crescimento de receita é de 9%, atingindo um faturamento de R$174 bilhões. Apesar da previsão positiva, a Neotrust pondera que a alta do dólar, a inflação e a projeção do PIB pdem afetar o varejo online.
“O varejo online continua com tendência de crescimento, mesmo após a flexibilização das restrições devido à pandemia e a retomada gradual do comércio físico”, destacou Paulina Dias, Head de Inteligência da Neotrust.
A expectativa é que os pedidos online cresçam 8% e chegue ao total de 379 milhões de pedidos. Já o ticket médio deverá se manter estável e crescer 1%, chegando aos R$ 460. Entre as categorias que mais devem crescer estão os eletrônicos, com 21%, eletroportáteis, 19%, e alimentos e bebidas com aumento de 18%.
“Para 2022 é esperado que haja uma expansão no marketplace, com as empresas mais preparadas para este canal. Outra tendência é a melhoria na interação do físico com o digital, que irá permitir mais eficiência nas compras e na relação do consumidor com a loja”, finaliza Fabrício Dantas, CEO da Neotrust.
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