Os desafios e as oportunidades da integração entre novas automações e a cadeia de produção e venda foram debatidos em um dos painéis apresentados no TecToy 360º, evento promovido pela empresa de mesmo nome durante a Autocom 2023, maior feira de tecnologia voltada para automação do comércio da América Latina.
O painel contou com a participação de Mayra Borges, vice-presidente de Novos Negócios e Proutos da Getnet, e Angelo Aguilar, diretor de Produtos da PagSeguro. A mediação foi da editora-chefe da Mercado&Consumo, Aiana Freitas.
Mayra Borges destacou a importância da integração entre todos os canais para centralizar o contato do cliente com a empresa, que deve assegurar a resolução de dúvidas e problemas com o parceiro sem a presença de intermediários. “É importante criar uma plataforma para que nossos parceiros sejam capazes de atender seus clientes sem a necessidade de nos acionar o tempo todo. É importante que ele tenha um modelo de serviço white label, no qual ele seja o ponto focal do relacionamento com o cliente”, explica.
De acordo com Angelo Aguilar, o dono do negócio procura os serviços de automação justamente para dinamizar o seu estabelecimento, esperando que também tenha praticidade com a ferramenta. “Quando falamos de cobrança de serviços, o cliente não quer se preocupar com boletos do técnico e do parceiro, por exemplo. Ele quer centralidade. Unir a questão de pagamentos com a automação faz com que ambos tenham mais força para o cliente final”, afirma.
Com um mercado cada vez mais competitivo, Borges enfatiza também a importância da implementação de ferramentas de automação até para os pequenos negócios. “Foi-se o tempo em que o pequeno varejo conseguia operar sem automação comercial. O empreendedor precisa fazer uma gestão fina de seu negócio, por menor que seja. É imprescindível contar com um sistema de pagamento e automação, que vai ser responsável pela gestão do estoque, por exemplo”, finaliza.
O evento vai até quinta, 30, e é realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. Entre os destaques dos estandes e das palestras, estão as principais tendências de tecnologia e canais de venda para o varejo.
A Autocom é organizada pela Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (Afraac) e, pela primeira vez, tem curadoria de gestão e conteúdo da Gouvêa Experience.
Imagem: Mauricio Hitai