A National Retail Federation (NRF), federação que representa o varejo nos Estados Unidos, estima que o setor crescerá entre 4% e 6% no país em 2023. No total, a NRF projeta que as vendas no varejo atingirão entre US$ 5,13 trilhões e US$ 5,23 trilhões este ano.
“Apenas nos últimos três anos, o setor de varejo experimentou um crescimento que normalmente levaria quase uma década pelos padrões pré-pandêmicos”, disse o presidente e CEO da NRF, Matthew Shay. “Embora esperemos que o crescimento seja moderado no próximo ano, ele permanecerá positivo à medida que as vendas no varejo se estabilizarem para níveis mais históricos. Os varejistas estão preparados para atender aos consumidores no atual ambiente econômico, oferecendo uma gama de produtos a preços acessíveis com ótimas experiências de compra.”
Espera-se que as vendas fora da loja e online, que estão incluídas no valor total, cresçam entre 10% e 12% ano a ano, para uma faixa de US$ 1,41 trilhão a US$ 1,43 trilhão. Embora muitos consumidores continuem a utilizar as conveniências oferecidas pelas compras online, grande parte desse crescimento é impulsionado pelas vendas multicanais, nas quais a loja física ainda desempenha um papel importante no processo de atendimento. Como o papel das lojas físicas evoluiu nos últimos anos, elas continuam sendo o principal ponto de compra dos consumidores, respondendo por aproximadamente 70% do total de vendas no varejo.
A NRF projeta um crescimento anual do PIB de cerca de 1%, refletindo um ritmo econômico mais lento e metade do aumento de 2,1% em relação a 2022. A inflação está diminuindo nos Estados Unidos, mas permanecerá entre 3% e 3,5% para todos os bens e serviços no ano .
Política monetária restritiva
Embora o mercado de trabalho tenha se mantido resiliente, a federação que representa o varejo nos Estados Unidos prevê que o crescimento do emprego desacelere nos próximos meses, acompanhando a desaceleração da atividade econômica e a perspectiva de condições de crédito restritivas. A taxa de desemprego deverá ultrapassar os 4% antes do próximo ano.
O economista-chefe da NRF, Jack Kleinhenz, observou que a atividade econômica agregada se manteve bem, apesar da política monetária restritiva usada para conter a inflação. Ele também reconheceu que os desenvolvimentos recentes nos mercados financeiros e no setor bancário, bem como algumas questões de política pública não resolvidas, complicam as perspectivas.
“Embora ainda seja muito cedo para saber todos os efeitos da turbulência do setor bancário, os gastos do consumidor parecem muito bons para o primeiro trimestre de 2023″, disse Kleinhenz. “Embora esperemos que os consumidores mantenham os gastos, projeta-se um ritmo mais suave e provavelmente desigual para o resto do ano.”
O cálculo de vendas no varejo da NRF exclui concessionárias de automóveis, postos de gasolina e restaurantes para se concentrar no varejo principal.
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