A Lojas Pernambucanas anunciou no final da semana passada uma conta digital própria. A partir do dia 30 de abril, a opção estará disponível para o público nas lojas espalhadas pelo país.
Para ser cliente é preciso ir até uma loja e solicitar a algum funcionário. O processo é 100% digital, por meio de tablets, e toda a gestão será feita pelos clientes no aplicativo da loja que já existe. O produto é pago.
Entre as funcionalidades é possível fazer pagamentos de boletos e contas, como água e luz, e da fatura do cartão da loja, além de saques e depósitos em caixas 24h ou nos caixas dentro da varejista e transferências via TED ou DOC e entre as contas digitais.
A conta é atrelada a um cartão pré-pago. Então para usá-la, o usuário precisa depositar uma quantia na mesma. É possível fazer compras online e em lojas físicas com o cartão.
O usuário paga uma mensalidade de R$ 4,99 por um pacote que dá direito a saques e depósitos ilimitados, 3 transferências e uma emissão de boleto – desde que haja saldo na conta no referido mês. Qualquer outra funcionalidade é cobrada à parte conforme o uso e tem o custo de no máximo R$ 6,99.
Entre as varejistas, a empresa é a primeira a lançar uma conta digital neste modelo (a Ame Digital, da B2W, só serve para compras online). A fintech por trás do projeto é a Pefisa Pernambucanas, financeira do Grupo.
Ainda, é possível investir em Letra de Câmbio (LC) emitida pela Pefisa, emitir boletos para cobrar terceiros ou fazer depósito na própria conta e o titular pode ter até cinco dependentes. Pode funcionar também como conta salário.
Público-alvo
Em um primeiro momento, o público-alvo são os clientes da loja, mas Borriello acredita que esta é uma boa oportunidade para atrair mais pessoas que ainda não têm relacionamento com a marca. “Para fazer a conta não é necessário ter um cartão da Pernambucanas”, diz.
Outro público que a loja está mirando são os chamados desbancarizados – que não possuem contas em banco. Hoje, no Brasil, essa categoria chega a 60 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE.
Para Borriello, a principal vantagem que o serviço tem em relação aos bancos digitais é a presença física. “Nós oferecemos a presença física, mas em ambiente de varejo. Ou seja, um diferencial em relação aos bancos digitais que não têm um suporte presencial e também uma vantagem em relação aos bancos tradicionais, porque estamos em espaço muito mais despojado – muito diferente da agência bancária”, afirma.
Ele destaca também os benefícios que a conta digital vai oferecer para o usuário. “As modalidades de cartão de crédito prime já têm recompensas como frete grátis em todas as comprar online na loja, preços diferenciados de produtos da Pernambucanas, desconto em cinemas, hotéis, entre outros. Quem fizer a conta também poderá ter acesso a alguns desses benefícios”, disse o CEO.
O usuário não precisa ter o cartão de crédito da loja para abrir uma conta digital. “São serviços diferentes. Já temos o cartão de crédito com uma série de benefícios e agora estamos introduzindo um serviço novo, que pode atrair ainda mais clientes”.
Fonte: Infomoney
* Imagem reprodução