A Riachuelo anunciou o lançamento de sua primeira coleção circular, confeccionada com novas fibras provenientes de resíduos têxteis de sua própria fábrica. O projeto é o primeiro produto do Hub de Inovação em Circularidade da marca, que contou com o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT).
A iniciativa reduzirá a extração de matérias-primas virgens, tornando possível a regeneração de tecidos e redução de impactos ambientais. A coleção possibilitou a reutilização de mais de oito toneladas de resíduos têxteis.
As camisetas, shorts e o moletom são fruto da parceria entre a Riachuelo e a Tecelagem Dalila e contam com um tingimento feito a partir de um pigmento natural nos detalhes em silk. Já os jeans – jaqueta, calças, saia e colete – contam com a Vicunha como aliada. Além disso, as peças são feitas a partir de um processo de lavagem sustentável e de baixo impacto, pois reduzem o uso de água e químicos em sua produção.
“A Riachuelo acredita que suas ações têm capacidade de transformar o destino do país. Por esse motivo, estamos mais do que nunca comprometidos com nossos valores atrelados ao desenvolvimento sustentável da empresa, com o objetivo de liderar soluções inovadoras no varejo de moda nacional. A Coleção Circular, fruto do trabalho incrível desenvolvido no Hub da Riachuelo, é o reflexo desse comprometimento”, comenta Valesca Magalhães, diretora de Sustentabilidade da Riachuelo.
Hub de Inovação em Circularidade
O Hub de Inovação em Circularidade e Sustentabilidade foi estruturado em 2022 pela Riachuelo e conta com a participação da B3, IPT, Vicunha, Retalhar, Focus Têxtil, Opim e SFCB.
O projeto materializa uma jornada de inovação da Riachuelo que teve início em 2022 com o lançamento do Hub de Inovação. Em março, a marca reforçou seu viés sustentável no festival Lollapalooza Brasil através da marca Pool, divulgando sua coleção circular.
A Coleção Circular está disponível em mais de 40 lojas e e-commerce da marca.
Imagens: Divulgação