No ano passado, o show da rainha do pop Madonna estremeceu a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, reunindo 1,6 milhão de pessoas, segundo a Prefeitura da cidade, e gerando um movimentação econômica estimada em R$ 469,4 milhões. Neste ano, para repetir o feito, será realizado no dia 3 de maio um show gratuito da popstar Lady Gaga.
Com a aproximação da data, diversos setores do comércio e do consumo estão animados com os benefícios que o espetáculo deve trazer para a região no período. Com uma estimativa de público semelhante à do show da Madonna, o evento da Lady Gaga poderá gerar um impacto econômico de R$ 600 milhões para o Rio, segundo o estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Show da Lady Gaga no Rio – 2025”, elaborado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur).
Esse não será o último show de grande porte: no calendário de eventos do Rio de Janeiro, estão previstos megashows semelhantes até 2028, todos programados para acontecer no mês de maio. Do total de público estimado para o espetáculo deste ano, 240 mil devem ser turistas — sendo 80% estrangeiros e 20% nacionais, de acordo com o estudo. O público local, composto por cariocas e moradores da região metropolitana, corresponde a 1,36 milhão de pessoas.
De acordo com João Figueiredo, economista e coordenador do mestrado em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM, o gasto do turista é fundamental, pois impacta diversos setores, incluindo transporte, como passagens de ônibus para chegar à cidade, passagens aéreas, hospedagem, mobilidade interna durante a estadia, como Uber e táxis, além da alimentação. “Muitos desses setores não estão diretamente ligados ao evento, mas serão impactados”, afirma.

O tíquete médio diário considerado para o turista estrangeiro é de R$ 590,40. Para o turista brasileiro, o valor médio é de R$ 515,84, enquanto para o carioca e o morador da Região Metropolitana do Rio de Janeiro é de R$ 133,60.
“Sem dúvida alguma, esse tipo de show é uma estratégia para atrair turistas. Não é à toa que ele está no mês de maio. O Rio de Janeiro é uma cidade bastante visitada no Brasil, mas, se considerarmos o Brasil como um destino turístico, temos um potencial muito maior. Então, uma cidade realizar um evento como esse se torna um grande atrativo turístico, mas claro, não estamos falando apenas dos turistas estrangeiros”, afirma Figueiredo.
O show de Lady Gaga também promete reforçar a imagem da cidade no mercado internacional. A promoção do Rio acontece por meio da exposição na mídia global, que se intensificou com o anúncio da vinda da estrela pop. Segundo os organizadores do evento, apenas com a divulgação inicial, a estimativa de publicidade gratuita para a cidade foi de US$ 48 milhões, o equivalente a R$ 280,5 milhões. Com a realização do show, a expectativa é de que esse valor ultrapasse R$ 1 bilhão.
Setor de alimentação
Com todos os setores sendo beneficiados, o setor de alimentação não seria diferente. Segundo estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (Abrasel-RJ), é esperado um crescimento de 15% a 25% no faturamento durante o período do show da Lady Gaga.
“O fato de o evento ocorrer próximo ao feriado de 1º de maio eleva as previsões positivas”, conta Higino Viegas, diretor-executivo da Abrasel-RJ.
De acordo com Viegas, um evento dessa magnitude beneficia principalmente os locais e estabelecimentos próximos ao local do show, mas também movimenta toda a cidade e seus principais pontos turísticos. “Estabelecimentos localizados em bairros mais distantes, que possuem TVs ou telões para exibir o show, costumam ter aumento de público e faturamento”, destaca.
Viagens e hospedagens
O show gratuito da cantora Lady Gaga também deve impulsionar o turismo e o comércio eletrônico no Rio de Janeiro. A Rodoviária do Rio, principal terminal rodoviário da cidade, estima receber 238.700 viajantes entre os dias 30 de abril e 5 de maio, período que também contempla o feriado do Dia do Trabalhador.
O terminal prevê a chegada de mais de 121 mil pessoas, volume 100% superior ao registrado em dias comuns. A maioria dos visitantes virá de cidades do Sudeste, como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Para atender à demanda, as 39 empresas que operam no terminal disponibilizarão 7.608 ônibus, dos quais 1.582 são veículos extras.
Segundo levantamento da ClickBus em parceria com a Rodoviária do Rio, as buscas por passagens rodoviárias para a cidade cresceram 170% na semana do evento em comparação ao show da Madonna, realizado em 2023. A expectativa da Rodoviária do Rio é que o maior volume de desembarques ocorra nos dias 2 e 3 de maio, com mais de 50 mil passageiros por dia.
A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) informou que as viações aumentaram a oferta de horários em função do crescimento da demanda. Dados do HotéisRIO apontam que a ocupação hoteleira média na cidade alcançou 71,40%, com destaque para as regiões de Copacabana/Leme (83,67%) e Ipanema/Leblon (82,10%).
O setor de hospedagem por temporada também registra expansão. De acordo com o Airbnb, as buscas por acomodações no Rio de Janeiro durante o fim de semana do show de Lady Gaga cresceram 2,5 vezes em relação ao evento de Madonna. Copacabana lidera a procura, seguida por Botafogo e Leme.
Além do turismo, o evento também movimenta o setor de marketing de experiência. Diversas marcas preparam ativações especiais voltadas para o público, os chamados “Little Monsters”. A Sunless, marca de proteção solar do grupo Farmax, é uma das apoiadoras do show. Durante o pré-evento, a marca distribuirá sachês de protetor solar e promoverá uma ação em que os fãs poderão ganhar flash tattoos exclusivas, criadas com o conceito “Fator Little Monsters” como homenagem à criatividade do público.
“A ativação no Rio é um projeto totalmente alinhado com o nosso propósito de democratizar a proteção solar no Brasil, além de levar experiência de marca ao público. Um show do porte de Lady Gaga promete atrair fãs do país inteiro para as areias de Copacabana, um grupo imenso de pessoas criativas e apaixonadas que vão precisar de um cuidado extra para aguentar a longa espera ao sol”, destaca Michelle Tsufa, CDO da Farmax.
Já a Sanavita, marca de nutrição e suplementação, também apoia o evento e estará presente na área VIP, oferecendo picolés feitos a partir de suas bebidas funcionais. A proposta é unir sabor, hidratação e aporte de nutrientes para garantir mais energia e saúde ao público durante o show.
A Buser também projeta aumento na movimentação. A plataforma espera um crescimento de 70% no volume de passageiros em comparação com o mesmo período de 2023.
A Rodoviária do Rio realiza ações de recepção aos viajantes. No dia 30 de abril, a cover da Lady Gaga, Izlene Cristina, fará pequenas performances gratuitas no terminal entre 6h e 12h, em ação promovida em parceria com o Grupo Guanabara e a concessionária que administra o local.
Reportagem: Felipe Mario e Gabrielly Mendes
Imagem: Reprodução/YouTube