Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Caminhos para um novo normal

Ricardo Contrera de Ricardo Contrera
29 de maio de 2020
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Caminhos para um novo normal

Muito se fala do novo normal e os novos comportamentos do consumidor, que tudo mudou e que a retomada está logo ali. O que as empresas realmente sabem sobre estes novos comportamentos e o que estão fazendo efetivamente para atravessar essa jornada do isolamento? Não é possível prever como será esta retomada e dizer quais categorias vão sofrer menos ou por menos tempo.  Imaginar que tudo voltará a ser igual era antes ou que exista um caminho único para o sucesso na retomada é uma utopia.

Uma matéria recente dizia que grandes empresas em Nova York como Barclays, JP Morgan Chase, Nielsen, Halstead e Morgan Stanley devem adotar o home office como algo permanente para a maioria dos seus funcionários. Esta decisão deverá impactar o mercado imobiliário e o varejo que atende aos colaboradores dessas empresas que não irão com a mesma frequência aos escritórios. O mesmo deve acontecer no Brasil e em outros países. O que fazer com a mão de obra ociosa desses negócios que dependiam exclusivamente dos espaços físicos para sobreviver?

Há muitos exemplos de adaptações que estão surgindo por todos os lugares. São medidas que podem significar uma mudança de paradigma na forma como estas categorias se apresentam ao mercado. Um desses exemplos é o setor hoteleiro, um dos mais atingidos pela pandemia e que provavelmente terá impacto negativo mais duradouro nos seus negócios. A rede de hotéis Accor, presente em 110 países, aproveitou-se da alta vacância em seus hotéis e lançou um novo formato de hospedagem, o room-office. A iniciativa é pioneira no Brasil e transforma os quartos livres no espaço ideal para o home-office.

Outro exemplo é a proliferação de marketplaces, que buscam auxiliar pessoas e negócios afetados pela crise. Um exemplo emblemático é o Parceiro Magalu, do Magazine Luiza, onde autônomos podem se tornar empreendedores virtuais, criando lojas próprias para vender produtos do Magalu, ganhando comissão sobre as vendas. A mesma plataforma também permite aos comerciantes não conectados, que tiveram seus espaços físicos fechados, criarem seus próprios e-commerces utilizando toda a estrutura financeira e de logística da Magalu para auxiliar suas vendas.

A Shop2gether, do grupo Icomm também inovou criando a (2)Collab, que é o primeiro marketplace de moda independente do país. Diferentemente do Parceiro Magalu, as marcas novas ou já existentes vão utilizar as suas próprias estruturas de logística e vão se beneficiar principalmente da vitrine e curadoria do grupo de moda de luxo, com seus milhares de visitantes diários em seu site e redes sociais.

Ainda é cedo para afirmar que essas iniciativas já deram ou darão resultados, mas mostra que há caminhos abertos para a criatividade, o pioneirismo e a solidariedade. Muitas iniciativas foram potencializadas e aceleradas pela pandemia. Somente o tempo dirá quais caminhos serão mais curtos para o sucesso na retomada.

NOTA: Com a missão de analisar, desenvolver, inovar e agregar valor a marcas e negócios de forma visionária, estratégica e efetiva, a Mosaiclab se une ao Grupo GS& Gouvêa de Souza, um inovador ecossistema de negócios, para fortalecer o setor de inteligência de mercado e pesquisas.

Essa fusão irá enriquecer as pesquisas já realizadas pela unidade de inteligência do grupo, a GS&Inteligência, e contará com um time completo e preparado para realizar pesquisas de alta complexidade a partir de conhecimento em múltiplas áreas, capacidade de treinamento e geração de conteúdo.

Tendências e crescimento; novos drivers de consumo; jornada e experiência; força competitiva; além de inovação e transformação estão entre os pilares que conduzem a Mosaiclab.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Cresce o número de compras online com cartão de crédito no 1º trimestre

Próxima Postagem

E-commerce brasileiro tem alta de 98,74% em abril

Ricardo Contrera

Ricardo Contrera

Ricardo Contrera é sócio-diretor da Mosaiclab, área de inteligência da Gouvêa com a chancela “powered by”. É especialista em prospecção, análise e emprego estratégico de dados do mercado de consumo no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
E-commerce brasileiro tem alta de 98,74% em abril

E-commerce brasileiro tem alta de 98,74% em abril

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos

Visa e Stone levam “Click to Pay” a 2,8 milhões de estabelecimentos

20 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.