A marca O Boticário é a mais lembrada pelos consumidores quando eles pensam em presente para o Dia dos Namorados. É o que mostra uma pesquisa feita pela MindMiners com 2.000 homens e mulheres acima dos 18 anos, das classes ABC, de todas as regiões do País.
De acordo com a pesquisa, a marca é a primeira que vem à cabeça de 19% dos consumidores. Em seguida, aparecem Natura (9%), Cacau Show (5%), Renner (3%) e Nike (3%) como marcas mais lembradas para o Dia dos Namorados.
“O que chama atenção no ranking de marcas é como O Boticário conseguiu se consolidar como sinônimo de presente romântico no imaginário brasileiro, mantendo uma liderança expressiva de quase o dobro da segunda colocada”, analisa a CMO da MindMiners, Danielle Almeida. “Isso mostra como marcas que investem consistentemente em associar seus produtos a momentos especiais e emoções positivas conseguem criar uma conexão duradoura com o consumidor, transformando datas comemorativas em oportunidades de reforçar vínculos afetivos.”
Troca de presentes
O Dia dos Namorados continua sendo uma das datas mais importantes do calendário do varejo brasileiro. Segundo a pesquisa da MindMiners, 78% dos casais mantêm o costume de trocar presentes na data.
Uma das principais descobertas da pesquisa mostra uma correlação direta entre tempo de relacionamento e interesse pelo Dia dos Namorados. Casais com até três anos juntos lideram o entusiasmo pela data, com 87% comprando presentes. Esse percentual cai para 80% entre casais de 4 a 10 anos e despenca para 72% entre aqueles com mais de uma década de relacionamento.
“Os dados evidenciam uma mudança no comportamento romântico dos brasileiros conforme os relacionamentos amadurecem. Entre os casais mais jovens, há maior propensão a manter tradições românticas, enquanto relacionamentos mais estabelecidos tendem a priorizar outras formas de demonstração de afeto”, analisa Danielle Almeida.
O estudo revela, ainda, que pessoas em relacionamentos casuais são mais ativas no consumo do Dia dos Namorados (53%) em comparação com casados (43%). Isso sugere que a formalização da relação pode reduzir a pressão comercial da data comemorativa.
“Entender como esses vínculos nascem, evoluem e se fortalecem é essencial para marcas que desejam construir laços genuínos com seus consumidores, porque escolher um produto ou serviço vai muito além da funcionalidade: existe uma dimensão emocional que desperta memórias, sentimentos e desejos.”
Expectativa nos restaurantes
Oito em cada dez restaurantes esperam faturar mais no Dia dos Namorados neste ano, na comparação com a mesma data do ano passado. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a maioria projeta um crescimento de até 20%.
Ainda de acordo com a Abrasel, a adesão à data é quase unânime: 95% vão abrir as portas, sendo que 1% fará isso exclusivamente para a ocasião. Outros 5% não vão funcionar ou ainda não decidiram.
Para aproveitar melhor o potencial da data, a Abrasel lançou a campanha Semana dos Namorados. A associação está incentivando os estabelecimentos a ampliarem a programação além do tradicional jantar romântico do dia 12 de junho. A iniciativa inclui uma cartilha com orientações para aumentar o faturamento, com foco em ações como capacitação de funcionários e ambientação. O material está disponível no site da associação.
Imagem: Envato