Via inicia projeto que facilita retificação de nome de colaboradores trans

Realizada em parceria com a ONG Bicha da Justiça, iniciativa atendeu mais de 50 funcionários

Via

Visando implementar políticas que assegurem o direito de colaboradores inseridos na comunidade LGBTQIAP+, a Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com, lançou o programa “Orgulho do Meu RG”. A iniciativa promove a retificação dos documentos de pessoas trans e travestis que desejam adotar o nome social. 

O projeto é realizado em parceria com a ONG Bicha da Justiça, especializada em direito LGBTQIAP+. A entidade é responsável por toda a tramitação legal para a troca de nome nos documentos. Até o momento, 50 colaboradores da Via participaram da iniciativa, que será expandida para pessoas que se encontram em vulnerabilidade social e foram acolhidas por organizações parceiras da companhia. 

Para Amanda Ferreira, gerente de Diversidade e Inclusão, o projeto Orgulho do Meu RG traduz o compromisso da Via em ter ações afirmativas para a comunidade LGBTQIAP+, tanto dentro quanto fora da empresa.

“A nossa jornada de inclusão nos mostrou o quanto ainda temos de oportunidade para construir locais onde todos possam ser quem são. Os direitos iguais e o reconhecimento da identidade de cada pessoa são fatores pelos quais estamos motivados a seguir”, afirma.

Aproveitando o mês do Orgulho LGBTQIAP+, a empresa também lançou um banco de talentos exclusivos para pessoas da comunidade. Além de facilitar a contratação, a plataforma possui trilhas de conhecimento para qualificação profissional dos seus futuros colaboradores.

A Via também endossou sua parceria com ONGs e consultorias exclusivas para contratação, além da adoção de uma rede apoio interna para colaboradores LGBTQIAP+, que conta com psicólogos, assistentes sociais e o Via Prisma — grupo formado por colaboradores da comunidade e aliados.

A Via faz parte do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, que tem como objetivo reconhecer e promover os direitos da comunidade. Neste mês, a companhia também foi escolhida como uma das melhores empresas para pessoas LGBTQIAP+ trabalharem, de acordo com o levantamento realizado pela Human Rights Campaign (HRC), Instituto Mais Diversidade e Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. As instituições avaliaram 100 empresas do país que aplicam e divulgam políticas internas e práticas de inclusão. 

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile