Os shopping centers são responsáveis por uma verdadeira revolução no segmento varejista nacional cujas projeções demonstram que o número de unidades deve passar de 458 no início de 2012 para próximo de 500 unidades no final de 2014. Esse volume ainda é pouco representativo dado que eles representam apenas 19% das vendas varejistas. Nos EUA o número de unidades é de aproximadamente 103 mil, respondendo por um alto volume das vendas varejistas.
Uma das principais preocupações de empresários desse segmento diante dessa oportunidade de mercado é a qualificação da mão de obra. Há poucos profissionais com experiência relevante e atuação consistente nesse setor. A grande maioria dos profissionais é originária de outros ramos como a indústria de bens de consumo ou a economia informal e identifica, nas oportunidades abertas pelos shoppings centers, o espaço ideal para seu crescimento pessoal e profissional.
Diante desse cenário a GS&BW e a GS&MD desenvolveram um seleto conjunto de cursos de capacitação para profissionais do setor. Segundo Luiz Marinho, sócio-diretor da GS&BW, os cursos foram cuidadosamente projetados para a realidade desse mercado considerando agendas que não atrapalhem os picos de vendas e contemplando informações discutidas em eventos nacionais e internacionais como a NRF e RECon.
Os treinamentos foram segmentados para os diversos públicos envolvidos nesse ecossistema. Há capacitações específicas para os gestores dos shoppings, superintendentes, empresários, gerentes de lojas e vendedores. Com isso, os temas navegam desde “O Encantamento do Cliente”, “A Gestão Operacional da Loja”, “Consumidor Omnichannel”, “Experiência de Loja” e “Mídia Indoor”.
Segundo Artur Motta, diretor da área de Treinamento e Desenvolvimento da GS&MD, os profissionais envolvidos no projeto possuem grande experiência como executivos do mercado varejista, possuindo competências para discutir assuntos técnicos e comportamentais como Liderança, Gestão de Pessoas ou Mudanças Organizacionais.
No momento os cursos destinados ao segmento de shopping centers só estão sendo oferecidos na modalidade in company, pois durante a execução dos mesmos os participantes são envolvidos em questionamentos e atividades que debatem o ponto de vista competitivo de suas organizações. Os responsáveis pelo projeto, entretanto, reforçam que havendo demanda poderão ser criadas turmas abertas visando preparar esses profissionais para o período de alta sazonalidade das vendas.
A GS&MD atua há mais de 25 anos estudando e desenvolvendo o segmento varejista brasileiro e “entender o mercado do ponto de vista do shopper” está entre seus negócios.