ShopBlack abre espaço em shopping para empreendedores negros

Loja física do marketplace fica no Shopping D, na zona norte de capital paulista

ShopBlack abre espaço em shopping para empreendedores negros

Marketplace para capacitação e venda de produtos e serviços de pequenos empresários, o ShopBlack abre, nesta segunda-feira (2), um espaço que leva seu nome no Shopping D, na zona norte da cidade de São Paulo. O objetivo é dar oportunidade a três empreendedores negros de mostrar seu trabalho. Eles já estão presentes no site de comércio eletrônico e aceitaram o convite para operar uma loja física também.

De acordo com o José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares – responsável pela criação do ShopBlack -, “a proposta é dar oportunidade ao empreendedor negro de se profissionalizar”. O desempenho financeiro e comercial e a operação das três lojas será acompanhado passo a passo pelo marketplace. “Temos a certeza de que essa experiência será fundamental para o aprendizado prático deles”, diz Vicente. O espaço funcionará durante três meses, período que poderá ser renovado.

A operação é realizada em parceria com o Instituto SYN, braço social da administradora do empreendimento, Syn Prop Tech (nova marca da CCP – Cyrela Commercial Properties), que promove ações de relacionamento com as comunidades do entorno dos malls administrados por ela, caso do Shopping D, que cedeu duas mini lojas. O instituto integra a Iniciativa Empresarial pela Inclusão Racial, criada pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela Ong Afrobras, e também é um ParceiroBlack, rede de relacionamento do ShopBlack para oferecer oportunidades de negócios a empreendedores negros e alunos da instituição de ensino.

“O empreendedorismo abre oportunidades de transformação social. Estreitar o relacionamento com seu entorno é uma das prioridades e estratégias da empresa, razão pela qual abrimos as portas do Shopping D para que estes empreendedores possam se desenvolver e expor seus produtos de forma profissional”, diz Thiago Muramatsu, CEO da SYN.

Empreendedores prontos para o varejo

Segundo o superintendente do Shopping D, Luiz Monteiro, a chegada do ShopBlack vai de acordo ao propósito do empreendimento de ser um espaço democrático. “Nossa parceria com a Zumbi vai gerar oportunidades para empreendedores que estão prontos para estar no varejo, mas não têm capital para começar. E abrir este espaço é nossa parcela de contribuição para tirar sonhos do papel por meio de uma parceria estratégica de negócios onde todos ganham”, afirma Monteiro.

O espaço ShopBlack fica no piso 1 do shopping. As duas minilojas terão produtos das marcas Coisa de Preto, Xodó da Preta e By Teresa.Bijuterias, além de produtos da marca Black, do ShopBlack, como canecas, máscaras, cadernos, camisetas, bolsas e moletons.

A Coisa de Preto é uma iniciativa do casal Fabio Silveira, aluno do curso de Direito da Universidade Zumbi dos Palmares, e Rejane Romano e vai vender vestuário masculino e feminino, com peças como camisetas, bonés e corta-vento, criados por ambos.

A Xodó da Preta, criada por Teresa Patrício, vai mostrar suas criações de inspiração afro-brasileira em vestuário masculino e feminino, calçados e acessórios, como turbantes, colares, pulseiras e brincos.

Na loja ByTeresa.Bijuterias e Acessórios, iniciativa de Teresa Cristina dos Santos Couto, será possível encontrar peças artesanais, produzidas em cerâmica com acabamento em couro e fio de algodão, como pulseiras, colares e brincos.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile