Um dos maiores ídolos do Brasil acaba de ganhar sua primeira loja 100% operada no conceito omnichannel. A partir de hoje, consumidores e fãs de um dos maiores ídolos da história do esporte brasileiro poderão conhecer a Omnistory Ayrton Senna, uma plataforma que converge o melhor dos mundos físico e digital em uma experiência de compra completamente integrada e inédita no país. A iniciativa é do Grupo GS& Gouvêa de Souza, holding que atua há quase 30 anos no varejo brasileiro.
Em soft openning desde o dia 13 de agosto, a Omnistory Ayrton Senna conta com cerca de 200 produtos, como miniaturas de carros pilotados pelo Ayrton Senna, capacetes icônicos, mochilas, bonés, livros e até artigos infantis, da linha Senninha.
“A Omnistory Ayrton Senna tem o poder de aproximar ainda mais as histórias de sucesso do Ayrton com os fãs. É uma honra para nós, do Instituto, estarmos dentro desse projeto inovador e que tem o objetivo de propagar o legado que o meu tio deixou para todos os brasileiros. Tenho certeza que os visitantes da loja vão aproveitar bastante essa experiência única”, diz Bianca Senna, diretora de Branding do Instituto Ayrton Senna.
A grande novidade deste ciclo é o VR Commerce, ou seja, a integração da realidade virtual com o e-commerce, criando um canal inédito para distribuição de produtos e serviços. Por meio dessa nova experiência “lúdica” de compra, o cliente poderá tocar virtualmente produtos, movimentá-los, obter informações completas e conhecer a opinião de outros consumidores. Tudo isso através de uma plataforma que proporciona uma experiência de realidade virtual sem precedentes, tanto nas lojas físicas quanto na casa do consumidor.
“Lançar a plataforma de VR Commerce, a primeira no mundo dentro da Omnistory e com linha exclusiva de produtos do Ayrton Senna, é a combinação virtuosa de elementos inspirados pelo campeão, que simboliza a capacidade e inovação do país”, explica Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral do Grupo GS&.
“Nosso objetivo é trazer o cliente para bem próximo de Ayrton Senna e proporcionar uma experiência de compras totalmente inédita, com um exemplo exclusivo do uso de novos conceitos para os varejistas”, conta Sandra Hayashida, sócia-diretora da GS&Digital.
Outra novidade deste ciclo especial é o projeto da LedWave, com duas telas de LED com resoluções de 3.9mm, localizadas na fachada e também no interior da loja. Essa é a primeira vez que um Shopping Center recebe a tecnologia LED em sua fachada.
A Omnistory Ayrton Senna foi apresentada oficialmente durante o LATAM Retail Show, mais completo evento de varejo, franchising, e-commerce, foodservice e shopping centers da América Latina.
Omnistory – Um laboratório para o varejo
Mais do que um ponto de venda, a Omnistory é um laboratório para aplicação de conceitos e soluções inovadoras para o varejo. Com DNA omnichannel, a Omnistory reúne experiências que surpreendem consumidores e varejistas. A integração entre o universo físico e digital tem como objetivo oferecer a melhor experiência de compra para os consumidores, utilizar as tecnologias como um meio para garantir a personalização e encantamento na experiência de compra, aumentar a produtividade das operações, e, consequentemente, potencializar vendas e resultados.
Para isso, está ancorada em seis pilares estratégicos: tecnologia, pessoas, ativação digital, mensuração de resultados, sustentabilidade e ambientação. “A Omnistory é mais do que um ponto de venda ou uma loja de e-commerce, é um laboratório para aplicação de conceitos e soluções inovadoras para o varejo. É uma experiência de varejo que já nasceu integrada: loja física, e-commerce, aplicativo e shopping TV.”, afirma Marcos Gouvêa, fundador e diretor-geral do Grupo GS&Gouvêa de Souza.
O conceito reúne o que existe de mais moderno no país para promover a melhor experiência de compras, mensuração de resultados e análise de comportamento. Entre as inovações está a possibilidade de o cliente selecionar um produto pelo celular, de dentro ou fora da Omnistory, finalizar a compra e já escolher o ponto de retirada: na loja, em um locker ou receber em casa. Ou, ainda, ser reconhecido de acordo com gênero, faixa etária e características físicas e receber sugestões de ofertas individualizadas diretamente nas vitrines interativas e concluir o pedido lá mesmo.
As tecnologias são diversas, com foco na transformação digital do varejo, como o reconhecimento facial, que identifica as reações dos consumidores que passam pela loja e compila dados relevantes como sexo, idade, faixa etária, tudo para direcionar conteúdos e promoções voltadas para cada perfil específico.
Há também tela interativa, etiquetas inteligentes com precificação dinâmica, Click & Collect, Pick & Go, gôndola infinita, marketing de proximidade/fidelidade, PDV móvel, câmera 360°, a simpática robô omnia, aplicativo para compras, pesquisas e totens interativos.
Além disso, os colaboradores da loja Omnistory são consultores treinados para estimular a experimentação dos produtos, por meio de um atendimento personalizado e interativo, capaz de inspirar e envolver o consumidor. Todas as inovações são integradas a um sistema de mensuração dos resultados, permitindo ao gestor da loja acessar informações completas do consumidor, avaliar e medir o potencial de cada solução apresentada no ponto de venda e refinar a estratégia de vendas em tempo real. Tudo isso estará em uma “sala de controle” com um grande dashboard com informações valiosas sobre a operação.
A cada quatro ou seis meses a loja, considerada também um programa interessante para as famílias, muda totalmente a sua oferta de produtos, serviços e experiências. O objetivo é mostrar como o espaço pode – e deve – ser flexível para acompanhar a volatilidade do mercado e o dinamismo dos novos consumidores ansiosos por novas interações inteligentes.
(Foto: Terassan Fotografia)