A praticidade de comprar algo que deseja sem sair de casa é algo que conquista os consumidores. Com isso, o e-commerce se tornou uma parte fundamental do comércio que os varejistas não podem ignorar. Foi o que disse Don Unser, presidente do NPD Group, empresa que analisa dados do varejo e indica tendências para o setor.
Durante o LATAM Retail Show 2018, evento realizado de 28 a 30 de agosto, na cidade de São Paulo, o empresário falou sobre quais são as tendências do varejo nos Estados Unidos.
Segundo Unser, todos os setores do varejo analisados pela sua empresa aumentaram as vendas no e-commerce, algo que os empresários precisam prestar atenção. Isso aconteceu, ele explica, por causa de sites como Amazon e eBay.
A Amazon, inclusive, encontrou uma outra forma de se fortalecer no mercado: criar produtos próprios. “Nós veremos cada vez mais varejistas empurrando marcas próprias para os consumidores”, diz Unser.
Outro fator que os empresários devem levar em conta no varejo é o impulso. Unser dá o exemplo de quando alguém vai comprar um sapato e acaba levando uma meia. No entanto, ele lembra que o impulso não funciona tão bem no e-commerce como nas lojas físicas. “Nada substitui os corredores da loja que a pessoa deve passar e olhar até chegar no produto que deseja”.
Lançamentos de produtos também influenciam bastante no varejo. Um exemplo é o Nintendo Switch, que fez com que a indústria de video game crescesse 26,4% em 12 meses. Enquanto isso, o setor de vídeos de entretenimento – os DVDs – tiveram uma queda de 11%.
É importante que os empresários saibam que os consumidores são influenciados de diversas maneiras. Para conseguir destaque, é possível se unir a influenciadores digitais que possuem voz e relevância para vender produtos. “Os empresários estão pensando em como eles podem tentar tirar vantagem disso para favorecer suas marcas”, diz Unser. Kylie Jenner, segundo ele, é um exemplo de alguém que usou as redes sociais para divulgar a sua marca de cosméticos e faturou alto.
*Informações do Portal Pequenas Empresas Grandes Negócios
(Foto: Terassan Fotografia)