Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Eventos

Blockchain irá proporcionar aos consumidores maior confiança nas marcas

Redação de Redação
29 de agosto de 2019
no Eventos, Latam Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

Ter acesso a toda a cadeia de produção de um produto, desde as matérias-primas até a loja, passando pelo transporte. Esta, em breve, será a realidade do varejo. Tudo graças à tecnologia blockchain. Este foi o tema do painel “Blockchain: A próxima revolução no varejo”, com a participação de Fernando Mattoso, VP de Tecnologia e Negócios Digitais da Natura; Carlos Rischioto, Blockchain Technical Leader da IBM; Joaquim Sousa, diretor comercial do Carrefour e a mediação de Caio Camargo, sócio-diretor da GS&UP.

Caio explicou que hoje a maioria das informações é armazenada em bancos de dados, guardados em algum lugar. O blockchain deixa os dados descentralizados, dividindo-os. “Estamos falando de segurança, origem dos produtos, confiança nos produtos, transações financeiras. Tudo com mais segurança e confiabilidade”, contou o executivo.

Ele disse que o investimento na tecnologia acontece devido às inúmeras fraudes que acontecem com produtos. “Nós queremos confiar naquilo que estamos consumindo. Esta demanda vem dos consumidores e não é de agora”, afirmou Caio. O especialista alertou que o uso do blockchain é para agora e não algo apenas para o futuro. “A gente discute o blockchain hoje da mesma forma que nos anos 1990 nós discutíamos a internet e o que íamos fazer com ela”, destacou.

Vários segmentos devem se beneficiar desta tecnologia, como luxo, farmácia, moda, alimentação e tecnologia. A Louis Vuitton criou um grupo de tecnologia para convidar as marcas a participar, a fim de certificar que um produto é legítimo. “Você vai ter um ID Digital que vai permitir o acesso às informações das marcas”, disse Caio.

O dinheiro vai mudar, o uso da moeda física vai cair e as carteiras virtuais devem dominar. A Libra do Facebook é um exemplo. “Ela assustou o mercado, poderia ser a moeda mais forte do mundo e muitos pediram a regulamentação”, afirmou o executivo da GS&Up. Além disso, o cartão de credito deve migrar para as carteiras digitais e o cartão físico deve cair. Outra mudança será nos marketplaces, que deverão ter menos intermediários nos pagamentos, tornando as transações mais diretas.

“Blockchain não é sobre tecnologia, é sobre as relações que as marcas têm com seus consumidores”, resumiu Caio.

Fernando trouxe exemplos de uso do blockchain pela Natura. A empresa valoriza os conhecimentos de populações indígenas e tradicionais da floresta. Para isso, existe uma preocupação de manter a natureza preservada, incentivando o extrativismo em comunidades locais. Mas é difícil comprovar isto para o consumidor. “Queremos que as nossas consultoras mostrem para a consumidora o impacto daquele bioextrato”, disse o executivo da Natura.

Ele explicou que a empresa tem todas as famílias e produtos mapeados, coletados e armazenados em dados. “É feito o registro inicial no blockchain”. Os pacotes com os produtos e as cooperativas que os armazenam também são rastreados e inseridos no blockchain. Na fábrica da Natura e no centro de distribuição este mapeamento continua, já que o produto pode ir para uma consultora, uma loja ou diretamente para a consumidora. É preciso rastrear todos os itens da cadeia de produção, não apenas as matérias primas, mas a embalagem, o transporte, etc.

Joaquim disse que a tecnologia faz parte do projeto do Carrefour para incentivar a alimentação saudável, chamado Act for Food. Ele ressaltou que as pessoas terão cada vez mais pressa para ter acesso a estas informações de origem dos produtos. A empresa deseja ampliar a utilização do blockchain para vários produtos. “A rastreabilidade é um avanço pra a cadeia produtiva de alimentos. Traz celeridade e, principalmente, confiança para a cadeia”, afirmou o executivo.

Mas, antes da inserção do blockchain, a rede já trabalhava com garantias de origens, por meio de certificações, como o selo que garante que o Carrefour só comercializa carne sustentável, que não vem de áreas desmatadas. O blockchain deverá trazer uma informação mais segura, transparente para o consumidor e a mudança deve se acelerar graças a essa exigência crescente.

A primeira linha do Carrefour a receber a tecnologia foi a de suínos. Isso aconteceu “porque trabalhávamos um produto confiável. A maior barreira para o consumidor era saber a origem deste produto, ter certeza de que é de qualidade”, contou Joaquim. Os produtos da linha tem toda a cadeia rastreada, inclusive a ração dos animais, transporte e vacinas.

Carlos trouxe exemplos para mostrar a importância da tecnologia. Um deles é a utilização do blockchain pela própria IBM em seu banco de empréstimos IGF, para resolver problemas de disputas entre fornecedores e empresas. Antes, cada processo de disputa levava 44 dias para ser resolvido. Com o blockchain, o tempo foi reduzido em 75%.

Por outro lado, o executivo destacou que a tecnologia não faz milagres. “O blockchain não vai resolver todos os seus processos, substituir o seu RH, os seus processos internos, mas vai ajudar a resolver vários problemas”, destacou Carlos.

* Foto: Terassan Fotografia

Postagem anterior

Executivos da Amazon, Cisco, Redpoint Eventures abordam o cenário de varejo na atualidade no LATAM Retail Show

Próxima Postagem

“É preciso levar em conta o lado humano para tirar insights valiosos desse mundo de informações”

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing
Tecnologia

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app
Foodservice

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras
Destaque do dia

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem
Eventos

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025
Prédio que pretende ser o mais alto do mundo terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi
Economia

Senna Tower terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi e quer ser o prédio mais alto do mundo

12 de maio de 2025
Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa
Economia

Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa

12 de maio de 2025
Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria
Tecnologia

Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
“É preciso levar em conta o lado humano para tirar insights valiosos desse mundo de informações”

“É preciso levar em conta o lado humano para tirar insights valiosos desse mundo de informações”

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.