A Apple e a Nvidia estão em negociações para investir na OpenAI, um movimento que fortaleceria seus laços com um parceiro essencial para seus esforços na corrida da Inteligência Artificial (IA).
O investimento seria parte de uma nova rodada de arrecadação de fundos da OpenAI que avaliaria a fabricante do ChatGPT acima de US$ 100 bilhões, disseram pessoas familiarizadas com o assunto. Até o momento, a empresa de capital de risco Thrive Capital está liderando a rodada, que totalizará vários bilhões de dólares, e a Microsoft também deve participar.
Não foi possível saber quanto a Apple, a Nvidia ou a Microsoft investirão na OpenAI nesta rodada. Até o momento, a Microsoft tem sido o principal investidor estratégico da OpenAI. Ela detém 49% dos lucros da startup de IA, após investir US$ 13 bilhões desde 2019. Como a fabricante global dominante de chips que alimentam o ChatGPT e outros modelos de IA, a Nvidia trabalha há muito tempo em estreita colaboração com a OpenAI.
A Apple anunciou em junho a OpenAI como a primeira parceira oficial da Apple Intelligence, seu sistema para infundir recursos de IA em todo o seu sistema operacional. A nova IA contará com um assistente de voz Siri aprimorado, revisão de texto e criação de emojis personalizados.
ChatGPT para iOS 18
Em abril deste ano, a Apple retomou as negociações com a OpenAI para integrar suas tecnologias de inteligência artificial generativa no iOS 18, próximo sistema operacional do iPhone, a ser lançado no final deste ano, com a chegada do iPhone 16. As informações foram obtidas pela Bloomberg.
Segundo o veículo, a Apple já havia conversado com a OpenAI no início do ano, sem que houvesse fechado uma parceria. A fabricante do iPhone também vem mantendo o contato com o Google para licenciar seu chatbot Gemini, já disponível para celulares Android.
Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires)
Imagem: Shutterstock