O Porto Digital e o governo de Pernambuco assinaram um contrato de gestão de R$ 44,5 milhões, com prazo de quatro anos. O escopo do programa inclui atualização, implantação e gestão operacional de infraestruturas, fomento ao empreendedorismo inovador e a promoção de transformação digital em cadeias produtivas regionais.
Além de modernizar a unidade em Caruaru, está prevista a criação de três novos espaços avançados para promover o empreendedorismo inovador no interior do Estado. O plano inclui o desenvolvimento de inteligência de mercado, capacitação de lideranças e a integração de micro e pequenos negócios a soluções tecnológicas.
Entre os resultados esperados, destacam-se a aceleração de até 100 negócios inovadores por ano, com atenção à inclusão de minorias e startups de base tecnológica e economia criativa, e a internacionalização de até 12 empresas pernambucanas anualmente.
“Nos últimos anos, Pernambuco ganhou relevância nacional ao ampliar a formação de capital humano especializada, superando o principal gargalo do setor. Estamos aproveitando uma oportunidade global para posicionar o Estado estrategicamente, indo além da capital e fortalecendo negócios regionais, conectando cadeias produtivas a soluções tecnológicas “, afirma Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.
O Porto Digital conta com mais de 18 mil colaboradores distribuídos em mais de 415 empresas, gerando um faturamento anual de R$ 5,4 bilhões.
Imagem: Leo Caldas/Divulgação/Porto Digital