Produtos com sabores chocolate trufado e laranja são tendências para o foodservice

A informação está no Taste Charts 2024, estudo divulgado pela Kerry

Os sabores de chocolate e laranja estão entre as tendências para o lançamento de produtos de foodservice. A informação está no Taste Charts 2024, divulgado pela Kerry, empresa especializada em nutrição sustentável. O estudo proporciona uma visão sobre sabores, nuances e tonalidades de aromas que estão dando forma à inovação na indústria nos próximos meses do ano.

O estudo revela que o sabor “laranja” recebeu 16 entradas nos Taste Charts dos últimos cinco anos e mostrou  diferentes nuances, com variações refrescantes e quentes dos clássicos favoritos. As vendas de Aperol cresceram 17% em 2022, alinhadas a maior procura pelo sabor bitter de laranja. A presença desse sabor teve um aumento de 44% nos últimos lançamentos na categoria de Beverages – Water & Cold.

Os diversos perfis de chocolate, como o amargo e o branco, atendem uma ampla gama de preferências do consumidor. O chocolate trufado é a tonalidade de sabor que mais cresceu nos lançamentos de produtos nos últimos cinco anos.

“O resultado da pesquisa é uma ferramenta realista e confiável para desencadear as próximas criações em tonalidades, nuances de sabor e aroma na indústria de alimentos e bebidas”, salienta Fernanda Fontolan, gerente de Marketing Taste da Kerry para a América Latina.

Tendências para 2024

Na categoria Sweet, destacam-se caramelo salgado, cupuaçu, crème brûlée e pasta de avelã ganharão cada vez mais espaço entre os produtos, assim como sabores inusitados, como noz-pecã, graviola e pitaia. O speculoos (biscoito com especiarias) ganha espaço entre brasileiros;

Na categoria de Savoury, os consumidores estão buscando mais os sabores de queijos. Nesse sentido, os tipos brie, gorgonzola, ricota, emmental e white cheddar aparecem na lista, junto com as pimentas picantes e sweet chili.

Na categoria de Salty Snacks, os já consagrados sabores queijo, presunto, churrasco e pizza acompanham a emersão de pares como cheeseburguer, costelinha com limão, cebola empanada e tomate defumado.

Nas categorias de Beverages – Dairy & Hot, os sabores de lavanda, framboesa e jasmin ganham espaço. Entre as Beverages – Water & Cold, os sabores como rosé, marula e mate emergem.

Na categoria de Ingredientes,destaque para beterraba e cenoura (funcionais); chícaro e aipim/mandioca (alternativos); torrone/nougat e uva passa (multisensoriais); além das especiarias urucum, curry e páprica.

“O intercâmbio e a disseminação global de gostos e sabores por meio da mídia social e de viagens ainda estão engatinhando, mas a globalização no desenvolvimento de alimentos, bebidas e culinária torna este um momento realmente empolgante para se viver nesse setor. Embora os tempos de mudanças rápidas possam apresentar grandes desafios, eles também oferecem uma oportunidade inigualável para as marcas captarem uma tendência emergente em alta”, comenta Soumya Nair, diretora global de Pesquisa e Insights do Consumidor da Kerry.

Imagem: Shutterstock

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