Toda semana a Mercado & Consumo em Alerta tem trazido grandes líderes do mercado para compartilhar seus aprendizados diante do atual cenário que o Brasil e o restante do mundo enfrentam. Já passaram pela lives líderes de empresas como Riachuelo, Grupo Boticário, C&A, Grupo Dia, Telhanorte, RD Raia Drogasil, Pernambucanas, IDV, Grupo Avenida, Multiplan, brMalls, Grupo Ornatus, Magazine Luiza, Bloomin Brands, Unilever, IFB, Rappi, Carrefour, Supermercado Nordestão, EBIT / Nilsen Brasil, Chilli Beans, Calaçados Bibi e Rede AM/PM.
Na manhã desta quinta-feira (30), o tema do encontro virtual foi ‘Competências e desenvolvimento de pessoas no mundo DC (Depois do Coronavírus)’ e contou com um time que entende bem do assunto. Entre os convidados estavam Claudia Elisa, membro dos conselhos da TOTVS e IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa); Alessandra Morrison, diretora de RH da Kimberly-Clark e membro do Conselho da Hering; e Cássio Noronha, fundador e CEO da Constance Calçados.
O debate contou com mediação de Guilherme Baldacci, sócio-diretor da Friedman e Eduardo Yamashita, COO do Grupo GS& Gouvêa de Souza.
O bate-papo rendeu bons ensinamentos que listamos a seguir:
1. Cuidar das pessoas, além do lado financeiro no Mundo DC. As empresas cuidaram das pessoas em um sentido emergencial, preparando o home office. Ao terminar o isolamento social, além de analisar o cenário será necessário partir para ação de forma mais direta em relação ao cuidado com as pessoas. (Claudia Elisa, Conselheira de Administração da IBGC);
2. Estabelecer governança e um comitê de gestão de crise, mantendo contato com diversas áreas da empresa, montando uma rede sólida para coleta de informações e transmissão de conhecimento às pessoas, cuidando da saúde física e mental. (Alessandra Morrison, diretora de RH da Kimberly-Clark);
3. Trabalhar redução e gestão de custos de toda a cadeia produtiva e tratar as pessoas com verdade e lealdade. Cuidar da empresa é cuidar dos empregos e das pessoas (Cássio Noronha, CEO da Constance);
4. Perfil e competências voltadas a familiaridade com tecnologia e trabalhos a distância serão mais valorizados pelas empresas em prol de maior produtividade. (Claudia Elisa, conselheira de Administração da IBGC);
5. Líderes devem assumir o papel de protagonistas no desenvolvimento e implementação de projetos, fortalecendo valores e cultura corporativa. (Alessandra Morrison, diretora de RH da Kimberly-Clark);
6. Para ter foco em inovação é preciso ser ágil no planejamento e nas ações. Se errar, conserta e segue em frente. (Cássio Noronha, CEO da Constance);
7. Há grande probabilidade de o e-commerce ganhar mais espaço e as empresas precisam ter o seu estruturado, com foco no cliente e no omnichannel, gerando oportunidades para as lojas e equipes de vendas. (Cássio Noronha, CEO da Constance);
8. Traçar cenários possíveis na situação atual, para a retomada e para o futuro, considerando diferentes perspectivas, novas relações de trabalho e mapeamento das diversas ações para cada um dos cenários. (Alessandra Morrison, diretora de RH da Kimberly-Clark);
9. As reflexões de estar mais perto da família já existiam. A realidade atual leva as pessoas a viverem com mais intensidade o quanto valorizam ou priorizam estar próximos à família. (Claudia Elisa, Conselheira de Administração da IBGC);
10. As empresas aprenderam a tomar decisões mais rápidas e falar mais francamente devido à necessidade de tomar decisões rápidas e mudar na mesma velocidade. (Claudia Elisa, conselheira de Administração da IBGC).
A próxima edição do Mercado & Consumo em Alerta será dia de maio, a partir das 8h, e contará com Noel Prioux, CEO do Carrefour; Liel Miranda, presidente da Mondelez e Juliana Azevedo, presidente da Procter & Gamble Brasil entre os confirmados. A moderação será de Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral do Grupo GS& Gouvêa de Souza.
* Imagem reprodução