A Motz, transportadora digital da Votorantim Cimentos, registrou um crescimento de 41% no volume transportado em 2022, quando comparado com o ano anterior, totalizando mais de 15,1 milhões de toneladas. A empresa também apresentou um aumento de 63% na base de motoristas cadastrados, totalizando mais de 27,5 mil motoristas, e acumulou mais de 660 mil viagens no ano, 32% a mais do que o realizado em 2021. Fatores como o foco na expansão do time comercial e a conquista de novos clientes foram responsáveis por estimular uma expansão acelerada.
Para 2023, a expectativa é ampliar a empresa como um todo de 20% a 30%. “Queremos dar sequência à nossa estratégia de aumentar a capilaridade do portfólio, com o objetivo de atender uma linha ainda maior de produtos para diversos tipos de embarcadores. Além disso, continuamos alinhados com a transformação digital, usando a tecnologia para aumentar a eficiência da cadeia logística e melhorar a experiência dos embarcadores e motoristas na jornada de atendimento”, diz André Pimenta, CEO da Motz.
A Motz foi criada em 2020 pela Votorantim Cimentos para realizar o transporte de cargas de fornecedores da companhia até suas fábricas. No entanto, os conteúdos se diversificaram e hoje, a empresa atende diversos setores e transporta variados tipos de produtos.
Com gestão independente e autonomia administrativa, a transportadora digital centraliza a gestão do relacionamento com os caminhoneiros por meio da sua plataforma digital, facilitando desde a seleção dos profissionais, até a administração dos contratos, com mais segurança e solidez, tanto para os embarcadores quanto para os profissionais autônomos.
Na prática, o motorista busca a carga que mais faz sentido, de forma rápida e rotativa, com 100% de transparência com relação aos valores do frete. Desta forma, a Motz é responsável pelo transporte das cargas do começo ao fim, monitorando e acompanhando todo o processo. “Quando tomamos a decisão de abrir para o mercado, em 2022, tínhamos apenas um cliente, que era a Votorantim Cimentos, e 20 funcionários. Em um ano, saltamos para mais de 130 clientes e 100 colaboradores dentro da organização”, complementa Pimenta.
Presente em mais de 100 pontos de expedição, a empresa atua construindo um ecossistema voltado para a valorização do motorista autônomo, com programas e parcerias voltados para estes profissionais, desde benefícios no meio da saúde, até descontos na compra de pneus e uso de serviços rodoviários.
Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Reprodução