Turistas atraídos para a capital paulista durante o feriado prolongado de Corpus Christi, celebrado a partir desta quinta-feira, 30, movimentam os bares e restaurantes da cidade. Os principais eventos na cidade são a Marcha para Jesus, realizada na quinta, com saída da estação da Luz até Campo de Marte, e a Parada do Orgulho LGBT+, que ocorre no domingo, 2, na Avenida Paulista.
De acordo com a Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo (AbraselSP), os dois eventos possuem comportamentos específicos, portanto, apesar do número expressivo de público, não impactam de forma significativa o setor de bares e restaurantes na cidade, e sim, pontualmente nas regiões ao redor de onde as marchas acontecem.
Segundo levantamento feito pela associação nas edições anteriores, a Marcha para Jesus movimenta padarias e lanchonetes no itinerário, no entanto, muitos fiéis optam por levar lanches ou consomem comida de rua. O evento não gera aumento significativo no movimento de restaurantes e bares da cidade.
Bares simpatizantes podem ter aumento no faturamento acima de 60%
O público da Parada do Orgulho LGBT+, antes e após o evento, por tradição, fica aglomerada próximo à Av. Paulista, sentido Centro, principalmente, nas ruas Frei Caneca, Peixoto Gomide e Augusta, e priorizam os bares e restaurantes que são simpatizantes e estão sinalizados com bandeiras.
A previsão da AbraselSP é de que esses estabelecimentos terão aumento significativo no faturamento, no mínimo, 60% em comparação a um domingo comum.
Restaurantes tradicionais no entorno costumam ter prejuízos devido as interdições que impedem os clientes cativos de acessar as casas, principalmente, por ser o domingo, dia que muitos familiares se reúnem para o almoço.
Feriado
No geral, e por se tratar de eventos que fomentam o turismo, bares e restaurantes da cidade podem ter aumento de 5% a 10% no faturamento, em comparação a um feriado comum, de acordo com a região.
“A Parada do Orgulho LGBT+ e Marcha para Jesus são datas importantes e que movimentam o nosso turismo, principalmente a hotelaria. Para o nosso setor, ambos têm uma linha comportamental que são bem especificas, que restringe na região dos eventos. Os estabelecimentos no entorno, que têm os perfis, serão beneficiados pelo movimento”, comenta Luiz Hirata, presidente da Abrasel São Paulo.
Com informações de Mercado&Food.
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